domingo, 31 de maio de 2009

MAL ENTENDIDO (?)


Não entendi a matéria no jornal A GAZETA de Eunápolis na sua penúltima página da última edição dizendo que eu seria uma das primeiras pessoas a mal dizer da recém chegada, para ocupar o cargo de secretária de saúde aqui de nossa cidade.

Falar mal de quem? Falar mal do quê?

Não conheço ainda a secretária. Não sei nada sobre seu trabalho.

E principal. Tenho por principio somente falar sobre algo ou alguém que penso conhecer. Embora, mesmo que as vezes, superficialmente, o que é um erro, admito.

Disse e volto a repetir que não vejo seriedade na administração atual em querer realmente resolver a situação da saúde pública eunapolitana. São cinco anos de desastre. Sempre se faz a opção errada. E sinceramente não acredito que seja por fatalidade não. É por se fazer pouco caso mesmo. E fique bem claro que não são os funcionários da secretaria não. Lá tem pessoas competentes, também. A coisa é mais acima.

Torço para que a secretária seja bem sucedida. O povo que não tem plano de saúde agradece. Torço que ela não seja mais uma a se desiludir e engrossar a fileira dos ex.

E se ela leu a respeito do que escrevi e for uma pessoa inteligente, certamente vai receber minhas palavras como um alerta. Não sou adversário de que esta do lado da saúde pública. Pelo contrário. Meus adversários são outros. E eles sabem quem são. E porque são.

Sobre o jornal, acredito mesmo que seja um mal entendido. Afinal o Sr. Jackison, responsável pelo jornal é uma boa pessoa. Pelo menos para mim.

sábado, 30 de maio de 2009

SALÁRIO MÉDICO NO SETOR PRIVADO É APROVADO POR UNANIMIDADE PELA COMISSÃO DO TRABALHO



Na última quarta-feira (27) o PL 3.734/08 que define o salário mínimo profissional dos médicos e cirurgiões dentistas em R$ 7 mil por 20h/semanais foi aprovado por unanimidade pelos membros da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público. A votação foi realizada nesta quarta-feira (27/05) na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Por: Taciana Giesel (Fala Médico)
FALTAM AINDA O "ATO MÉDICO" E A "PEC 29"

sexta-feira, 29 de maio de 2009

MATÉRIA DE JORNAL A TARDE CHEGA COM DOIS ANOS DE ATRASO E NÃO ESPANTA


Esta lá na página A10 do jornal A Tarde de 28 de maio de 2009:
Hospital tem estrutura reprovada.

Ohhhhhhoooooooooooohhhhhhhhhhh!!!

Deixou a população de Eunápolis de boca aberta. Estupefados...

O jornal da capital depois de pelo menos dois anos descobriu aquilo que aqui ninguém mais se espanta.

O caos do hospital público eunapolitano.

Não tem uma pessoa descente que já se descabelou em gritar os absurdos, os descasos, as mortes desnecessárias nos últimos dois anos naquela coisa ali do Gediel e de Robério.

Se Deus existe! Os responsáveis por aquilo irão queimar no forno microondas do inferno. Todos eles. Todos que aceitam aquilo como verdade.

E quando falo isso quero exclui qualquer profissional que trabalham naquela estrutura que esta na condição de subalterno.

Os coniventes? Peguem comigo os ingressos para ver a cara do capeta.

Agora não sei se não acredito no gestor ou no jornal. Estou em dúvida.

O jornal demorou dois anos para publicar aquilo que sabemos a muito tempo.

O gestor diz que não sabia de nada.

Mentira!

Já foi visto diversas vezes no hospital quando alguém de sua "turma" foi parar lá naquele “muquifo.”

Joga a culpa aos seus tantos secretários. Já faz anos.

Gestor. Pode até falar que seus tantos secretários eram “abestados”.

Concordo com você.

Não eram competentes para estes cargos. Mas de Gontijo não. Ele até podia ser abestado político. Mas responsável acredito que ele era.

Gestor. Ele não te disse nada? Tá de sacanagem... Falou... E falou muito.

Dr. João Anestesista falou também.

Colegas!

Mário e João. Estou mentindo?

Falou ou não falou?

Vamos aguardar a respostas de meus amigos.

Por enquanto vou acreditando no jornal.

E ainda têm alguns bestas que questionaram o fato do promotor não querer falar sobre o assunto. Mas são sonsos mesmos. Da escola do dono do muquifo. Agora escorregadio.

Vamos lá!

Depois de dois anos de denúncias a resposta fica para quem “manda” na justiça de Eunápolis.

O promotor tem muito mais o que fazer. Essas denúncias são tão velhas. Já estão preparando as novas denúncias que também não vão dar em nada.

A Tarde demorou mais chegou... Espero que fique. Se for sério.











quinta-feira, 28 de maio de 2009

RESPOSTA AO RADIALISTA DA 98 FM QUE DENÚNCIA OBRIGAÇÃO DE MÉDICOS A USAREM "LISTA ÚNICA" DE MÉDICAMENTOS E EXAMES NO SUS EM EUNÁPOLIS




Minha resposta inicial:



Eunápolis, 28 de maio de 2009.


João Alcides,


Sobre a denúncia divulgada em seu programa matinal de que haveria determinação por parte da Secretária Municipal de Saúde para que profissionais médicos se sujeitassem a orientação exclusiva de prescrição de lista de medicamentos e também de exames complementares, tenho a informar que como médico concursado do município, em momento algum me foi apresentado qualquer determinação neste sentido. Também não fui procurado por nenhum outro profissional médico para questionamento de tal questão, visto que represento a categoria no movimento sindical na região e também membro da direção da Delegacia Regional do Conselho Regional de Medicina da Bahia (CREMEB).

Mas faço saber a população eunapolitana que o Código de Ética Médica em sua Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) nº 1.246/88 (ainda sem as revisões) tem nos Artigo 3º que:

“O alvo de toda atenção do médico é a saúde do ser humano, em benefício da qual deverá agir com o máximo de zelo e o melhor de sua capacidade profissional”.

E em seu 7º Artigo, principal para a questão, diz:

“O médico não pode, em qualquer circunstância ou sob qualquer pretexto, renunciar à sua liberdade profissional, devendo evitar que quaisquer restrições ou imposições possam prejudicar a eficácia e correção de seu trabalho”.

Assim sendo, estarei verificando junto aos demais profissionais do município a procedências destas graves denúncias. A seguir, oficialmente estarei respondendo através desta emissora, a nossa sociedade, pelo Sindicato dos Médicos da Bahia, resultado desta sindicância.


Atenciosamente,

Fernando Corrêlo
CREMEB 12 165

quarta-feira, 27 de maio de 2009

CONVITE AOS COLEGAS MÉDICOS E DISCÍPULOS DA ARTE MÉDICA E AOS PRATICANTES DA ARTE DIREITO E SEUS DISCÍPULOS




O Seminário pela primeira vez não será em Salvador. Sucesso absoluto. Dia 29 e 30 de maio na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). As inscrições podem ser feitas pela internet.




HOJE, VOTAÇÃO DO PROJETO QUE ALTERA O SALÁRIO MÍNIMO PROFISSIONAL DO MÉDICO E DO CIRURGIÃO DENTISTA


A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados vota hoje, 27/5, o Projeto de Lei 3.734/2008, que altera o salário mínimo profissional dos médicos. Na última quarta-feira, a deputada Gorete Pereira (PR-CE) pediu vista da votação do projeto.


O PL 3.734/2008, de autoria do deputado Ribamar Alves (PSB-MA), prevê mudanças na lei 3.999, de 1961, que altera o salário mínimo dos médicos e cirurgiões dentistas.


O texto sugere que seja modificada a redação da lei que estabelece o cumprimento de 2h a 4h diárias, passando a estabelecer o período de 20h semanais, como já consagrado hoje pelos médicos.


Informação do Portal Médico.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

VOTAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO DO MÉDICO É ADIADO PARA PRÓXIMA SEMANA



A deputada federal Gorete Pereira (PR / CE) pediu vista do Projeto Lei 3.734/08 que define o salário-mínimo profissional dos médicos e cirurgiões dentistas.

Ela mesma já prometeu votar a favor do projeto ao entender que não cabe outras profissões neste projeto como era de seu interesse.

A votação será na próxima quarta-feira (27/05).

O secretário geral da FENAM, Mario Fernando Lins, presente na votação, disse que espera a sensibilização dos deputados para a aprovação do projeto. “Nós esperamos que os deputados sejam sensíveis ao nosso pleito uma vez que isso este PL diz respeito unicamente ao setor privado.”

Portanto, devemos continuar enviando "emeios" para os deputados envolvidos e repassar a tarefa aos amigos de nossa lista.

Abaixo a lista (Selecionar todos + Copiar + Colar em Cco + Enviar) "Facim, Facim" :



Deputado Edgar Moury - dep.edgarmoury@camara.gov.br

Deputado Eudes Xavier - dep.eudesxavier@camara.gov.br

Deputada Gorete Pereira - dep.goretepereira@camara.gov.br

Deputado Hermes Parcianello - dep.hermesparcianello@camara.gov.br

Deputado Jovair Arantes - dep.jovairarantes@camara.gov.br

Deputado Laerte Bessa - dep.laertebesa@camara.gov.br

Deputado Luciano Castro - dep.lucianocastro@camara.gov.br

Deputado Luiz Carlos Busato - dep.luizcarlosbusato@camara.gov.br

Deputado Major Fábio - dep.majorfabio@camara.gov.br

Deputada Manuela D'ávila - dep.manueladavila@camara.gov.br

Deputado Mauro Nazif - dep.mauronazif@camara.gov.br

Deputado Milton Monti - dep.miltonmonti@camara.gov.br

Deputado Paulo Pereira da Silva - dep.paulopereiradasilva@camara.gov.br

Deputado Paulo Rocha - dep.paulorocha@camara.gov.br

Deputado Pedro Henry - dep.pedrohenry@camara.gov.br

Deputado Roberto Santiago - dep.robertosantiago@camara.gov.br

Deputado Sabino Castelo Branco - dep.sabinocastelobranco@camara.gov.br

Deputado Sérgio Moraes - dep.sergiomoraes@camara.gov.br

Deputada Vanessa Grazziotin - dep.vanessagrazziotin@camara.gov.br

Deputado Vicentinho - dep.vicentinho@camara.gov.br

Deputado Wilson Braga - dep.wilsonbraga@camara.gov.br


Fonte: Fala Médico (Por Taciana Giesel)

quinta-feira, 21 de maio de 2009

COPA DO MUNDO TEM BAHIA EM 2014







Fui convidado e participei do blog http://blogdobarralimpa.blogspot.com/, SHOW DE BOLA, para comemorar a escolha da Bahia como sede da Copa do Mundo de 2014.


"Não tinha dúvida da escolha de nosso Estado para a Copa. A Bahia é o berço do Brasil. Estamos presente nos momentos mais importantes da história do país. Nosso povo. Nossa alegria. Nossa magia é encantadora. E vamos de novo encantar o mundo!"

quarta-feira, 20 de maio de 2009

SALÁRIO MÍNIMO DOS MÉDICOS



O Conselho Regional de Médicina da Bahia (CREMEB) solicita o apoio dos colegas médicos no sentido de enviarem "emeio" aos deputados que votam nesta quarta-feira o Projeto de Lei que altera o salário mínimo do médico.

Leia o texto abaixo e entenda. A seguir ao trabalho...

Prezado(a) Colega,

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados vota nesta quarta-feira o Projeto de Lei 3.734/2008, que altera o salário mínimo profissional dos médicos.
A reunião acontece no plenário 12, anexo II, às 9h30. O PL 3.734, de autoria do deputado Ribamar Alves (PSB-MA), prevê mudanças na lei 3.999, de 1961, que altera o salário mínimo dos médicos e cirurgiões dentistas.
O texto sugere que seja modificada a redação da lei que estabelece o cumprimento de 2h a 4h diárias, passando a estabelecer o período de 20h semanais, como já consagrado hoje pelos médicos.
Durante a sessão será lido o relatório do deputado Mauro Nazif (PSB-RO) que propõe ainda algumas alterações. A principal mudança será no valor do piso salarial estipulado pelo projeto em R$ 7 mil. A Lei nº 3.999 previa que o salário mínimo dos médicos fosse três vezes o salário mínimo em vigor no país, o que, nos dias de hoje, corresponderia a um salário de R$ 1.245,00.
De acordo com o projeto original, o reajuste seria baseado no salário mínimo. Agora, com as alterações de Nazif, o reajuste terá como base o INPC.
Desta forma entendemos ser útil encaminhamento de mensagens aos deputados federais listados abaixo, membros da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara Federal:



Deputado Edgar Moury - dep.edgarmoury@camara.gov.br

Deputado Eudes Xavier - dep.eudesxavier@camara.gov.br

Deputada Gorete Pereira - dep.goretepereira@camara.gov.br

Deputado Hermes Parcianello - dep.hermesparcianello@camara.gov.br

Deputado Jovair Arantes - dep.jovairarantes@camara.gov.br

Deputado Laerte Bessa - dep.laertebesa@camara.gov.br

Deputado Luciano Castro - dep.lucianocastro@camara.gov.br

Deputado Luiz Carlos Busato - dep.luizcarlosbusato@camara.gov.br

Deputado Major Fábio - dep.majorfabio@camara.gov.br

Deputada Manuela D'ávila - dep.manueladavila@camara.gov.br

Deputado Mauro Nazif - dep.mauronazif@camara.gov.br


Deputado Paulo Pereira da Silva - dep.paulopereiradasilva@camara.gov.br

Deputado Paulo Rocha - dep.paulorocha@camara.gov.br

Deputado Pedro Henry - dep.pedrohenry@camara.gov.br

Deputado Roberto Santiago - dep.robertosantiago@camara.gov.br

Deputado Sabino Castelo Branco - dep.sabinocastelobranco@camara.gov.br

Deputado Sérgio Moraes - dep.sergiomoraes@camara.gov.br

Deputada Vanessa Grazziotin - dep.vanessagrazziotin@camara.gov.br

Deputado Vicentinho - dep.vicentinho@camara.gov.br
Deputado Wilson Braga - dep.wilsonbraga@camara.gov.br

SOBRE OS COMBUSTÍVEIS




Fiz uma postagem recentemente sobre a questão da regulamentação o consumo de combustíveis para a frota da Câmara de Vereadores de Eunápolis provocado por um anônimo que postou no blog. O título da postagem é “SOLDADO ANÔNIMO” e você pode rolar a barra e encontrar a postagem mais abaixo.

Recebi “emeio” que continha a regulamentação. Nela se encontram dados reais, uma vez que os dados repassados na postagem pelo “anônimo” estavam equivocados. Publico parte da regulamentação no fim da postagem.

A coluna “CONTRAPONTO” do jornal Folha Popular dá como exemplo de transparência este item.

Conversei com o vereador Lucas Leite que concorda que a medida foi transparente, fazendo na época, apenas uma observação quanto ao total da quota mensal para a administração.

Acredito ter assim respondido a provocação.

Minhas próximas linhas serão sobre a questão das postagens que venho recebendo e tendo dificuldades para autorizá-las em função do anonimato.

Conversamos sobre isso mais depois...

Aproveito para agradecer a colaboração com informações dos que “futucam” a página aqui. São sempre bem vindos.


PORTARIA N.º 07 , DE 27 FEVEREIRO DE 2009.
Regulamenta o abastecimento de combustível para a
frota da Câmara Municipal de Eunápolis.
A PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE EUNÁPOLIS, ESTADO DA BAHIA, no
uso de suas atribuições legais e regimentais, considerando a necessidade de estabelecer
critérios para abastecimento dos veículos da frota, ou aqueles a serviço desta Casa
Legislativa, como forma de atender aos princípios constitucionais de economicidade e
eficiência nas despesas com combustíveis e lubrificantes,
RESOLVE:
Art. 1º Fica instituída a quota mensal de combustíveis e lubrificantes, para veículos
próprios e ainda aqueles locados ou disponibilizados para atender ao Gabinete da
Presidência, Gabinetes Parlamentares e Comissões Permanentes da Câmara Municipal de
Eunápolis.
§ 1º A quota mensal de cada veículo, cujo saldo residual não se transfere ao mês
seguinte, fica estabelecida em:
a) 300 (trezentos) litros de gasolina comum - veículo Oficial Gabinete da Presidência;
b) 100 (cem) litros de gasolina comum - veículo a serviço de Comissões Permanentes;
c) 120 (cento e vinte) litros de gasolina comum - veículo a serviço de cada Gabinete
Parlamentar.
§ 2º A quota mensal da Administração fica estabelecida em:
a) 500 (quinhentos) litros de gasolina comum.
b) 500 (quinhentos) litros de álcool hidratado comum.
...
Art. 6º. Revogam-se as disposições em contrário.
Art. 7º. Esta portaria retroagirá seus efeitos a 24 de Fevereiro de 2009.





Publique-se, registre-se e cumpra-se.
Eunápolis, Bahia, 27 de Fevereiro de 2009.
CARMEM LÚCIA GERINO MACIEL
Presidente

terça-feira, 19 de maio de 2009

A FUTURA "EX SECRETÁRIA" DE SAÚDE VAI ASSUMIR EM EUNÁPOLIS

Foto aproveitada do blog "Imprensa Livre". Um blog experiente.

Li na imprensa local que a nova Secretária de Saúde virá lá da Bahia. Tem até notícia de que a experiência fará a diferença.

Poupe-me amigo. Você pode até convocar o Papa. O Papa não. Os católicos estão em baixa na cidade. O bom é ser "evangélico" e fazer até cego enxergar.

Seria bom que o milagre abrisse os olhos é de juízes. Os promotores estão de olhos abertos.

Que experiência? Mais que cidadãos da cidade? Pessoas que conhecem a nossa realidade?

Sai fora...

A futura secretária já é a próxima ex...

Quando quem manda não quer nada com a saúde pública. Nem Papa e nem nenhum RR dá jeito.

Aliás, alguém esta precisando mesmo de milagre. Uns dizem que foram 8 mil, outros 18 e tem até outros dizendo 40. O da multiplicação. Faz-me rir.

Disse para companheira do último secretario quando de primeira mão ela me disse que o marido ia assumir a secretaria:

- Parabéns para Eunápolis. Pêsames para você amiga.

Agora digo novamente:

-Pêsames para Eunápolis. Parabéns amiga. Meu amigo voltou...

Mas não vamos ser tão pessimistas. Vamos torcer pela nova “experiente” secretária conseguir fazer alguma coisa.

Tomara que não seja igual a turma lá de São Paulo que veio para cá. Largou até a “vereança” encantada pelo canto da sereia.

Lembram disso?

Coitadinhos. Voltaram para “Sum” Paulo com os rabinhos entre as pernas.

E lá vem mais importados. E viva a importação. E viva Closeu...

segunda-feira, 18 de maio de 2009

I FÓRUM BAIANO DE COOPERATIVISMO MÉDICO


Qual a situação do cooperativismo médico no estado da Bahia? Como tem funcionado a prestação de serviços de cooperativas médicas para o SUS? O acesso às cooperativas está cumprindo a normal legal?

Estas e outras questões relacionadas ao cooperativismo médico serão debatidas durante o I Fórum Baiano de Cooperativismo Médico, que acontece na próxima sexta-feira, 22 de maio, a partir das 8:00h, no Salão Pelourinho do Othon Palace Hotel em Salvador. O evento é promovido pelo Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) e reunirá médicos cooperados de toda Bahia. Outros temas debatidos são a aplicação da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) como referência para pagamento de honorários no SUS e a entrada de especialistas em cooperativas no interior do estado.

O Fórum tem presença confirmada do Secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, na mesa "Cooperativismo Médico no SUS" juntamente com o Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho, Ezequias Oliveira. Estarão presentes na mesa "Sistema Unimed" os Presidentes da Central Unimed, da Federação Baiana das Unimeds, e da Federação Bahia das Unimeds. "O cooperativismo médico é o processo associativo mais democrático para estabelecer regras de trabalho. No Brasil, o sistema Unimed é parâmetro nacional para os planos e operadoras de saúde e para outras cooperativas" - afirma Dr. Paulo Sérgio A. C. Santos, coordenador do Fórum e membro da Comissão de Fiscalização das Cooperativas Médicas e Planos de Saúde do Cremeb.

O presidente do Cremeb, Jorge Cerqueira, abrirá o evento, e os Conselheiros Jecé Freitas Brandão, representante das Entidades Médicas no Conselho Estadual de Saúde, e Sílvio Porto, Presidente da Unimed Itabuna, também participam das mesas. No fim do dias serão discutidos pontos a serem contemplados em projetos de lei sobre o cooperativismo médico, através do debate com Dr. Napoleão Puente, Assessor do Conselho Federal de Medicina (CFM) e Ceuci Nunes, Conselheira do CFM . As cooperativas são atualmente regidas pela lei nº 5.746/1971.

O resultado das discussões do I Fórum Baiano de Cooperativismo Médico serão levados ao II Fórum Nacional de Cooperativismo, que acontecerá nos dias 05 e 06 de junho em Brasília, coordenado pelo CFM. O Fórum Nacional deve discutir os pontos levantados acerca dos mesmos temas, pelos Conselhos de todo o país.

Fonte: Ascom - Cremeb

Quer saber a programação?


Acessa:http://www.cremeb.org.br/data/site/uploads/arquivos/Programa%20I%20Forum%20Cooperativismo.pdf

sábado, 16 de maio de 2009

AGORA ESTOU EM SALVADOR


Estou em Salvador participando do X ENCONTRO DAS DELEGACIAS REGIONAIS E COMISSÕES DE ÉTICA DO CREMEB.


Também em contato com a diretoria do SINDIMED.


Dai a ausência de novas postagens. Mais já já estou de volta ao ninho.


Ai posto as mais novas...


Até já.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

CHEGUEI A SALVADOR


Acho que vou me tornar comentarista esportivo.

Com a autoridade de todo torcedor brasileiro que se acha capaz de escalar até a seleção brasileira, resolvi escrever um artigo “NA MARCA DO PÊNALTI” aqui no meu blog falando sobre a fórmula de disputa do Campeonato Carioca. E olha que na minha seleção, GORDO, não entra. De gordo já basta eu.

Acho que foi das minhas postagens, a mais comentada. Claro que provoquei a ira dos flamenguistas mais fanáticos. O poder de raciocínio de um flamenguista fanático é assustador. De certo você já tentou conversar com algum.


Na matéria critico a fórmula de disputa do campeonato. Em momento algum discuto mérito de campeão.

Mas o que importa é que foi muito lida, criticada, comentada. E melhor ainda. Não parou por ai não.

Acaba de ser reproduzida no blog
www.blogdobarralimpa.blogspot.com, de Salvador. O blog não tem menos que três mil acessos mensais por quem curte futebol baiano.

terça-feira, 12 de maio de 2009

HOJE É ANIVERSÁRIO DE EUNÁPOLIS




SAÚDE, PAZ, PROGRESSO, EDUCAÇÃO E CULTURA SÃO APENAS PEQUENOS DESEJOS PARA ESSA TERRA LINDA!

QUE A ALEGRIA SE ESTAMPE EM CADA ROSTO EUNAPOLITANO E QUE A JUSTIÇA SOCIAL PREVALEÇA!

quarta-feira, 6 de maio de 2009

CAOS NO ATENDIMENTO AO PLANSERV NO EXTREMO SUL



Acabo de paralisar mais uma vez o meu atendimento pelo Planserv. Não dá para continuar. Recebi o faturamento de janeiro referente a dezembro apenas.

Além do fato dos valores dos procedimentos serem bem abaixo de outros planos, enfrentamos esse problema do repasse. Não sou credenciado diretamente ao plano. A burocracia para sê-lo é espantosa. Por isso ainda tenho descontado dos meus atendimentos “10%” proibidos no Código de Ética Médica, mas prática freqüente no extremo sul.

Sou um dos únicos que ainda resistem em atender ao plano aqui na região. Mas estou farto. Lamento apenas pelos usuários que atendo. São professoras, esposa de polícias, funcionárias das mais diversas funções em escolas e hospitais. Enfim, justamente as pessoas que merecem toda atenção pela importância que tem em suas atividades, mas que além de seus baixos salários, se encontram sem assistência médica que é religiosamente descontada ao final do mês.

O extremo sul em termos práticos pode ser dividido na oitava região que tem várias cidades importantes entre elas Eunápolis e Porto Seguro. O atendimento por aqui é praticamente inexistente.

Em Porto Seguro não existe hospital para atendimento de urgências aos usuários e médicos algum atendem em seus consultórios. Ou seja, Porto Seguro não dispõe de atendimento pelo Planserv.

Em Eunápolis que seria a referência, dois hospitais são credenciados para atendimento. Mas somente um mantém atendimento às urgências. O problema é que esse atendimento irá depender do bom humor de quem estiver de plantão. Não há atendimento de pediatria ou qualquer outra especialidade. Profissionais médicos estão se recusando a fazer partos em função da baixa remuneração. Quando se consegue um médico para atendimento, o agendamento pode ser de até dois meses. Exames laboratoriais só podem ser realizados em um laboratório. E outros exames como ultrassonografia, por exemplo, são agendadas também para até dois meses, como as consultas. As aberrações são tantas. De nada adianta a reclamação dos usuários pelo 0800, pois quem esta do outro lado da linha sempre tem uma boa solução “impossível”. Hoje em Eunápolis que representa a região, não há um cirurgião operando pelo plano. Pacientes são obrigadas a sair da cidade para procurar solução em Itabuna e até mesmo em Salvador. Um absurdo.

Descendo mais, ainda em termos práticos, podemos falar em nona região. Aquela que abrange as cidades mais ao sul e que entre tantas destaco Itamarajú onde a situação é a mesma ou pior. Apenas dois médicos, um clínico e um pediatra, atendem um número limitados de pacientes ao dia. Falam, as clientes, em cinco. E mais nada se tem. Se precisarem de algo mais ou qualquer procedimento cirúrgico ou urgência devem se recorrer a Teixeira de Freitas, cidade mais próxima distante aproximadamente 65 km.

Em Teixeira de Freitas o cenário também não é diferente, embora no hospital que presta atendimento ao plano, profissionais se esforçam em assistir aos usuários, alternando períodos de atendimento e períodos de paralisação por atrasos. Mas a demora para procedimentos completares é a mesma, podendo também chegar até dois meses.

Agora calculem o número de funcionários estaduais que todos os meses recebem seus espelhos de pagamentos com o desconto de um plano de saúde que nada oferece nessa região. Denúncias são feitas. Deputados informados. Mas nada. Nada. Nada.

Só resta paralisar. É mesmo lamentável.


segunda-feira, 4 de maio de 2009

NA MARCA DO PÊNALTI


Sou suspeito para falar. Por mim, campeão é aquele que faz mais pontos. Ponto final. Sou pelos pontos corridos. Mas vá lá!

Um campeonato que ainda mexe com todo país, chegar à final e ver o resultado disputado na sorte?

Depois cariocas reclamam. Mas o paulistão cada dia mostra mais profissionalismo. Enquanto os resultados aparecem. Os cariocas ficam se achando charmosos. Ai ai, viu...

Os paulistas bem que tentaram pontos corridos. Mas foram vencidos pelas forças ocultas.

Falam em emoção e renda. Não necessariamente nessa ordem. Tiveram que mudar a fórmula novamente. Mas mesmo assim conseguiram criar uma disputa mais justa.

Mas vindo da federação carioca com sua fórmula nostálgica tudo é possível.

Por exemplo: Quem viu o primeiro jogo do Botafogo na final do turno dois e depois vê o mesmo time disputando o jogo seguinte e principalmente o segundo tempo do terceiro jogo perdendo de dois a zero sem jogadores principais tem que ficar com um pé a trás. Não era o Botafogo na final do segundo turno. Era para dar renda? Era para dar mídia? Ou apatia por três jogos seguidos. Brasileiro deixa tudo para final, né?

E viva os canecos. Campeão disso, campeão daquilo. O Botafogo hoje tem três canecos de turnos. E ai? Vai fazer o que com eles agora? Entrou para história ou para as estatísticas “chatas” que comentaristas esportivos repetem a cada final?

Que trunfo ser campeão da Guanabara (ô saudade...), ou da Taça Rio? O bom é ser CAMPEÃO CARIOCA.

Mas é sempre assim. Só mudam para pior. A história de time grande não jogar no interior só podia ser no Rio.

E agora ao apagar das luzes? Tentaram inventar (ou burlar) novamente o regulamento e prejudicar o Volta Redonda em uma virada de mesa que a grande imprensa não noticiou com a inconsequêcia de até afastar o time do interior Sul Fluminense da primeira divisão do próximo ano. Mas perderam na justiça. Lastimável essa federação.

Parabéns ao Flamengo. Legítimo campeão. Nessa fórmula ultrapassada.

Nos pênaltis. Na sorte.


sábado, 2 de maio de 2009

NORDESTE É PRECURSOR DA REGIONALIZAÇÃO DO MOVIMENTO MÉDICO NO BRASIL.

Na foto cópiada do sítio do Cremeb:Dr José Caíres (Presidente do SINDIMED) e Dr Abelardo (Vice Presidente do CREMEB) no encontro (3º e 4º da direita para esquerda respectivamente).


Com este título o Conselho Federal de Medicina (CFM) traz na última edição (175) de seu jornal a informação de que nossa região é a pioneira na realização de fóruns regionais de mobilização pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Este é o objetivo das entidades médicas nacionais (Conselho Federal de Medicina, Associação Médica Brasileira e Federação Nacional dos Médicos). Regionalizar através de fóruns a mobilização médica em questões importantes para a categoria.

Já ocorreram dois importantes encontros: O I Fórum Nordeste, em novembro de 2008, na cidade de Maceió e o II Fórum Nordeste em Salvador, no dia 8 de janeiro. O próximo estava previsto para o dia 6 de março, em Fortaleza.

· Implementação da tabela CBHPM no SUS;
· Plano de Cargos e Salários e carreira de estado (PCCS);
· Salário mínimo profissional.

Além de:

· Regulamentação da Emenda 29;
· Regulamentação da profissão;
· Abertura indiscriminada de escolas de medicina;
· Unificação da revalidação de diplomas.

Estão entre as principais bandeiras.
Saiba mais acessando:

e / ou

Não deixe de acessar: