segunda-feira, 18 de maio de 2009

I FÓRUM BAIANO DE COOPERATIVISMO MÉDICO


Qual a situação do cooperativismo médico no estado da Bahia? Como tem funcionado a prestação de serviços de cooperativas médicas para o SUS? O acesso às cooperativas está cumprindo a normal legal?

Estas e outras questões relacionadas ao cooperativismo médico serão debatidas durante o I Fórum Baiano de Cooperativismo Médico, que acontece na próxima sexta-feira, 22 de maio, a partir das 8:00h, no Salão Pelourinho do Othon Palace Hotel em Salvador. O evento é promovido pelo Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) e reunirá médicos cooperados de toda Bahia. Outros temas debatidos são a aplicação da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) como referência para pagamento de honorários no SUS e a entrada de especialistas em cooperativas no interior do estado.

O Fórum tem presença confirmada do Secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, na mesa "Cooperativismo Médico no SUS" juntamente com o Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho, Ezequias Oliveira. Estarão presentes na mesa "Sistema Unimed" os Presidentes da Central Unimed, da Federação Baiana das Unimeds, e da Federação Bahia das Unimeds. "O cooperativismo médico é o processo associativo mais democrático para estabelecer regras de trabalho. No Brasil, o sistema Unimed é parâmetro nacional para os planos e operadoras de saúde e para outras cooperativas" - afirma Dr. Paulo Sérgio A. C. Santos, coordenador do Fórum e membro da Comissão de Fiscalização das Cooperativas Médicas e Planos de Saúde do Cremeb.

O presidente do Cremeb, Jorge Cerqueira, abrirá o evento, e os Conselheiros Jecé Freitas Brandão, representante das Entidades Médicas no Conselho Estadual de Saúde, e Sílvio Porto, Presidente da Unimed Itabuna, também participam das mesas. No fim do dias serão discutidos pontos a serem contemplados em projetos de lei sobre o cooperativismo médico, através do debate com Dr. Napoleão Puente, Assessor do Conselho Federal de Medicina (CFM) e Ceuci Nunes, Conselheira do CFM . As cooperativas são atualmente regidas pela lei nº 5.746/1971.

O resultado das discussões do I Fórum Baiano de Cooperativismo Médico serão levados ao II Fórum Nacional de Cooperativismo, que acontecerá nos dias 05 e 06 de junho em Brasília, coordenado pelo CFM. O Fórum Nacional deve discutir os pontos levantados acerca dos mesmos temas, pelos Conselhos de todo o país.

Fonte: Ascom - Cremeb

Quer saber a programação?


Acessa:http://www.cremeb.org.br/data/site/uploads/arquivos/Programa%20I%20Forum%20Cooperativismo.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário