segunda-feira, 31 de agosto de 2009

POR FALAR EM SEGURANÇA... NOSSA GUARDA MUNICIPAL JÁ TEM PROMESSA DE DATA TAMBÉM?

Prefeito Neto comemorando novas aquisições.
Por falar em segurança...
Este prefeito ai merece ter sua história política observada...
Exemplo de quem quer mesmo administrar.
Olha ai a sua ação quando poderia como muitos por ai ficam arrumando desculpa para sua incompetência ou ganância.
Volta Redonda
Os 20 novos carros da Guarda Municipal ficaram expostos durante a manhã de hoje (22), na Praça Sávio Gama, em frente à Prefeitura Municipal - Palácio 17 de Julho -, no bairro Aterrado.

O modelo Peugeot 206 foi o que atendeu às especificações exigidas, com ar condicionado, direção hidráulica, sinalizadores noturnos especiais e sirene com três tons.

Segundo o prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB), a Guarda Municipal já era uma referência e precisava de melhores condições de serviço. "Essa aquisição fortalece cada vez mais o trabalho e ajuda os agentes a proporcionar mais segurança aos cidadãos de Volta Redonda", disse Neto.

Os carros antigos passarão por manutenção mecânica e estrutural, além de readaptação do layout, que agora possui as cores da bandeira do município, preta e amarela.

Somados serão 42 veículos fazendo rondas pelos bairros e parados em lugares estratégicos.

Para o comandante da Guarda Municipal, major Luiz Henrique Monteiro Barbosa, essa modernização fará com que a sociedade perceba mais a ação dos guardas e proporcionará um trabalho mais ágil.
*Matéria extraída do Diário do Vale.

ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DA UNIMED VERA CRUZ

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O Presidente da Unimed Vera Cruz Cooperativa de Trabalho Médico, no uso das atribuições que lhe confere o Estatuto Social, convoca os 123 (cento e vinte e três) cooperados, destes 112 (cento e doze) aptos a votarem, para se reunirem em Assembléia Geral Extraordinária - AGE, a ser realizada no auditório da sede da Unimed, à Rua Pe. João Gualberto de Magalhães nº 718, Vivendas Costa Azul, Eunápolis/BA, no dia 03 de setembro de 2009 às 17:00 horas para a 1ª (primeira) convocação, com a presença mínima de 2/3 (dois terços) do número de cooperados; às 18:00 horas em 2ª (segunda) convocação, com a presença de metade mais 01 (um) dos cooperados e às 19:00 horas em 3ª (terceira) convocação, com a presença mínima de 10 (dez) cooperados, para deliberarem sobre a seguinte pauta:

ORDEM DO DIA

1- Alteração do Artigo 15 do Estatuto Social e Artigos 11 § 7º e 12 do Regimento Interno da Cooperativa.

2- Renegociação Contrato Veracel.

Eunápolis/BA, 20 de Agosto de 2009.


Manoel da Cunha Peixoto
Diretor Presidente

domingo, 30 de agosto de 2009

LIMITE PRUDENCIAL

A revista do Conselho Federal de Medicina na última edição de junho trás no editorial texto de Henrique Batista e Silva que é diretor executivo do jornal Medicina.

Faz um bem elaborado resumo do momento médico e da saúde pública no Brasil.

LIMITE PRUDENCIAL

A bem da verdade, não podemos deixar de admitir que o Sistema Único de Saúde tem oferecido à população brasileira um elenco de realizações digno de ser valorizado por todos nós. Os gestores, na comemoração dos vinte anos de existência do modelo assistencial, têm discursado sobre as conquistas do seu trajeto histórico, construído arduamente pelos esforços dos brasileiros desde a III Conferência Nacional de Saúde, em 1963, até os dias atuais. Indubitavelmente, reconhecemos seus avanços nas melhorias dos procedimentos de atenção básica, atendimentos especializados assistenciais de alta complexidade, etc, permitindo a inclusão de brasileiros que nada dispunham, a não ser de suas lamentações ante as portas fechadas do modelo que antes vigorava.

Entretanto, brilha a luz amarela. Coexistem graves problemas que alcançam as fronteiras da insolvência para os quais as tentativas dos gestores de resolvê-los estão equivocadas. São gritantes as insatisfações, e mesmo o desespero, de pacientes nas portas de entrada do sistema, a falta de médicos em quase 500 cidades brasileiras, as precaríssimas instalações de grande número de unidades de saúde e de hospitais com equipamentos sucateados. Como também a redução perniciosa do número de leitos hospitalares, especialmente nas Unidades de Terapia Intensiva, a recorrente falta de medicamentos essenciais, a abertura indiscriminada de escolas médicas, a insustentável tentativa de legalizar o exercício profissional de médicos formados em escolas estrangeiras sem a devida recertificação. O ideário dos políticos e o pétreo núcleo financeiro do executivo federal resistem em melhorar o esquálido financiamento da saúde, resultando no insuficiente pagamento dos procedimentos hospitalares e a vergonhosa remuneração dos médicos.

Consequentemente, o crescente desinteresse dos médicos por algumas especialidades, o aumento da evasão dos médicos do serviço público - em contradição à preferência dos vestibulandos pela profissão - fruto da baixa remuneração e das péssimas condições de trabalho, convertidos em cansaço, estresse e doenças...

E segue falando sobre os argumentos usados pelos diversos representantes de entidades médicas em protesto, no dia 29 de maio, em São Paulo, na Avenida Paulista.

... As falas dos nossos representantes foram veementes, afastando todos os frágeis argumentos do governo para explicar a dívida de saúde do povo, denunciando a situação de descaso e desrespeito aos pacientes, apontando os responsáveis pela tentativa de expulsar os médicos do SUS.

As tentativas de desqualificar ou obscurecer o prestigioso trabalho do médico por qualquer que seja o ardiloso artifício são infrutíferas, porque os médicos são imprescindíveis na formulação e no atendimento de saúde da população em qualquer país do mundo. Especialmente na nação do Sistema Único de Saúde.

Medicina e saúde são sempiternas.

sábado, 29 de agosto de 2009

A FRASE DA SEMANA


"Desligue a TV, pare de assinar a Veja, desencane dos jornais.


Leia livros dos grandes mestres”.



André Camargo

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

NÃO PUDE ESTAR NA RÁDIO PATAXÓS FM NESTA QUARTA



Pois é.

Não fui a Rádio Pataxós FM como divulguei aqui no blog e falei com amigos para ouvirem.

Mas a causa foi nobre.

Uma emergência daquelas boas fez com que eu não pudesse estar na rádio.

O importante é que Enzo já esta entre nós.

Obrigado Senhor.

Vou confirmar com Célio Marinho a data da minha participação e confirmo com vocês.

Provavelmente na próxima quarta.

Mas confirmo depois.

Valeu...


terça-feira, 25 de agosto de 2009

ESTAREI AMANHÃ NA PATAXÓS FM NO PROGRAMA PAUTA LIVRE




Estarei amanhã no programa PAUTA LIVRE da Rádio Pataxós FM, na frequência 90,3, batendo um papo com Célio Marinho.

O tema é livre. Mas vamos abordar bastante a saúde da mulher.

Se liga!

É ao meio-dia.

domingo, 23 de agosto de 2009

CHEGA DE AUDITORIA. TÁ FALTANDO HOMEM EM SALVADOR




Desculpem-me pelo aforismo acima.

Ta faltando mulher também. Já que vivemos no mundo das igualdades.

Quando o então Ministro da Saúde José Serra era pré candidato a presidente do Brasil, fiz uma carta pessoal a ele denunciando as pilantragens e falcatruas na saúde eunapolitana.

Como todo candidato em pré campanha ele ouviu meu reclame e enviou uma comissão de Brasília para auditar nossa saúde.

Lembro bem das palavras da auditora ao finalizar seus trabalhos nesta terra:

“Estou abismada com as coisas encontradas aqui. As suas denúncias são pequenas face ao encontrado. A coisa é muito maior e pior. Sobre seu dinheiro a receber. Irá recebê-lo. Só não sei quando. Mas irá”.

A pobrezinha da auditora disse que encontrou muito mais coisa do que eu denunciei. E que também não entendia porque só eu tinha denunciado, pois vários profissionais da saúde estavam na mesma situação e não se manifestaram.

A minha denúncia era que além das péssimas condições de trabalho, haviam suspeitas de desvios dos objetivos da verba da saúde e que tínhamos trabalhando e não recebido pelo serviço prestado, pois o prefeito anterior resolveu ficar com o nosso dinheiro em caixa.

Estamos em 2002. O prefeito atual é Geddiel que mais tarde usaria a mesma cartilha do anterior e também iria sacanear seus colegas médicos, hospitais e clínicas também não pagando seus serviços.

Quando Geddiel deixou a prefeitura além de não nos pagar deixou a saúde de Eunápolis no fundo do poço. Uma vergonha. Achei que tinha chegado ao máximo.

Estava errado.

Seu sucessor daqui a pouquinho chega ao Japão.

De lá para cá o que não faltou em Eunápolis foi auditoria. De todos os tipos e níveis imagináveis. Pense em um orgão ao fiscalizador.

Pensou?

Veio.

Todos vieram e constataram o óbvio.

E ninguém fez nada. Absolutamente nada.

As mortes continuam acontecendo por irresponsabilidade. As diárias pagas aos auditores também religiosamente efetuadas. Papeis gastos em relatórios que irão parar em um lugar empoeirado qualquer.

Mas sempre tem um auditor na fila para vir a Eunápolis.

As denúncias não param.

Se aqui fosse Porto Seguro eu até ia entender que esse povo veio ou vem passear. Mas aqui não é Porto Seguro.

Até que passear pela nossa Porto Seguro tem certo charme. Mas certamente não iria atrair um ser da capital para compras em nossa artéria principal.

De 2002 para cá a coisa piorou assustadoramente. Nada feito efetivamente.

As denúncias enviadas a justiça andam em passos de tartaruga. Poderá. Tanto serviço para pouca gente dar conta. Precisamos de mais servidores na Justiça. Precisamos de mais juizes, sei lá. A coisa precisa andar. Mas isso é conversa para outra hora.

E depois de oito anos o Sr. Serra vem de novo candidato. As vezes penso em votar nele. Assim poderia receber aquele dinheiro que a auditoria do seu governo disse que eu ia receber.

Da mesma forma que fico aqui aguardando aparecer um prefeito honesto que vai acertar com os profissionais da saúde os desvios anteriores.

Ah! E também acredito em Duendes...

E como acredito em tanta coisa. Continuo acreditando que irá apareceu um homem ou uma mulher de verdade e dar um basta nesta coisa horrível que acontece nessa saúde pública de Eunápolis.

A Secretária de Saúde do Estado não pode ficar sendo cúmplice das mortes sem necessidade no município.

sábado, 22 de agosto de 2009

VALEU VASCÃO...


Além claro dos lances famíliares que me unem a comunidade lusa.

Saber que o clube da colina foi o primeiro a remunerar os jogadores, que foi o primeiro a aceitar negros e analfabetos em seu quadro diferente do pensamento da época.

Me traz orgulho pertencer aos amantes do Vascão.

Parabéns pelos seus 111 anos.

"Sua história é que me faz ser Vasco.

História de integração social.

É bonito ser Vasco.

Ser branco, ser preto, ser vermelho. Não importa a cor.

Ser rico é ser Vasco.

Ser pobre é não respeitar os demais.

Todos estes números 1 reunidos nos mostram que você sempre será o primeiro".


*** Viu?

Também sou normal. Também gostos das coisas que o Brasil gosta.

Só sei que existe vida além do futebol...

AINDA SOBRE AGRADECIMENTOS

As letras de Paulo Henrique em seu blog sobre meus recentes questionamentos na área da saúde pública eunapolitana.

O fato de ter Paulo como leitor aumenta a minha responsabilidade ao escrever.

Paulo faz parte das pessoas que emite sua opinião com clareza. Pondera suas palavras e com isso valoriza suas idéias.

Também e já a muito sou seu leitor e tenho certeza que ele também torce para que mais e mais pessoas apareçam e que se apresentem neste espaço para o debate das idéias.

É importante que não sejamos conduzidos como bovinos em nossas vidas. Podemos através do dialogo ajudar a mudar a realidade.

A comunicação esta definitivamente revolucionada pela internet. Dá-nos a oportunidade de instantaneamente estar em contato com o mundo. E ai as mentes se abrem.

Como disse André Camargo comentando sobre a manipulação da mídia:

“Desligue a TV, pare de assinar a Veja, desencane dos jornais. Leia livros dos grandes mestres”.

Ai surgirão novos Paulos, novas imprensas livres, novos horizontes de pessoas que não aceitarão as suas verdades, as verdades de cabresto e irão à procura da verdade verdadeira.

Vamos...

Coragem...

Estamos te esperando...

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

AGRADECIMENTOS


O ar condicionado voltou...

Nesta quinta voltamos ao que era antes da farra da Dengue.

Continuamos fazendo pré-natal sem aparelho de escutar o coração do bebê, sem fita de medir a barriga, paredes sujas...

O ar voltou...

Igualzinho, igualzinho...

Nada das promessas de melhorias do posto.

Da climatização, dos computadores e de tudo mais que foi prometido que aconteceria com o dinheiro que viria para o combate da Dengue e que depois ficaria como melhoria para a população que se serve do posto “otto alencar” (esta tudo em minúsculo porque resolvi que a partir de hoje somente escreverei desta forma qualquer nome de órgão público de pessoas vivas, contrariando a lei) e que se viu ceifada do atendimento básico e forçada a bater perna até o bairro Santa Lúcia.

Mas quero agradecer a quem de direito se preocupou em recuperar o que já havia. Pode mandar o nome pelo "emeio" que eu escrevo aqui no meu diário semanal...

Obrigado por devolver o que nos, funcionários do posto já tinhamos antes para tentar trabalhar.


Espero que mantenha esse espírito público e progrida nas coisas que foram prometidas e que não foram cumpridas.

Também quero agradecer ao vereador Normando por ter citado meu nome nesta noite de quinta na Câmara de Vereadores por ter eu atendido uma jovem de 16 anos com problemas de atendimento na rede pública municipal.

Só fiz o meu papel. Você também vereador, neste caso de descaso.

Normando é uma pessoa que também tenho aprendido a admirar. Já faz parte da história de Eunápolis. Hoje da parte boa. Peço ao novo amigo que assim permaneça.

Coloco-me a disposição também de todos os demais vereadores e de toda população que esteja realmente a fim de resolver os problemas da saúde pública eunapolitana.

Mas só os de verdade...

Os do governo...


Vai que tem...

terça-feira, 18 de agosto de 2009

SAÚDE DA MULHER - ESTOU ATENDENDO EM PORTO SEGURO NO HOSPITAL DA UNIMED


Estou atendendo em Porto Seguro no Hospital da Unimed.
As consultas podem ser marcadas pelo telefone (73) 3288 2437 com a assistente Sintya.
Em Eunápolis continuamos o atendimento no Med Center e as consultas são agendadas pela atendente Dalila pelo telefone (73) 3261 8232 e 3261 8200.
TAMBÉM PODEM SER AGENDADAS PELA INTERNET PELO MSN:

sábado, 15 de agosto de 2009

GRIPE SUÍNA - ALERTAR É LOUVÁVEL. DISSEMINAR PÂNICO TEM OBJETIVO POLÍTICO?


Recebi alguns "emeios" pedindo maiores informações sobre a artigo de Luiz Antônio Magalhães no Observatório de Imprensa.

Então resolvi postar na integra.

CONTAR OS MORTOS, DISSEMINAR O PÂNICO

Atualizado e Publicado em 30 de julho de 2009 às 00:07

Sim, há uma nova gripe circulando no país, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, como de resto em praticamente todo o mundo. É fato. Algumas pessoas vão morrer da moléstia, como de resto morre gente vítima das outras gripes existentes. Também é fato. O que tem sido visto na grande imprensa brasileira nos últimos dias, porém, é praticamente um crime contra o bom senso e a inteligência do distinto público. A cobertura da chamada gripe suína (o nome correto é Influenza A H1N1) se tornou uma verdadeira aberração, provoca pânico na população e certamente vai se mostrar exagerada em menos de dois ou três meses, quando os números da tal "terrível pandemia" começarem a murchar. Como a mídia não tem autocrítica, porém, logo surgirá outro assunto para a irresponsabilidade dos responsáveis pelas manchetes e escaladas dos telejornais.

Não é preciso ser gênio para perceber que a cobertura dos últimos dias e semanas, focada na contagem do número de mortos que a maléfica gripe já provocou no país, não tem nenhuma outra utilidade senão a de disseminar o pânico. O ombudsman da Folha de S.Paulo, Carlos Eduardo Lins da Silva, em sua coluna dominical (26/7) reproduzida ao final deste texto, classificou a cobertura da Folha - e em especial uma reportagem publicada no domingo anterior (19/7), intitulada "Gripe suína deve atingir ao menos 35 milhões no país em 2 meses" - como "um dos mais graves erros jornalísticos cometidos por este jornal desde que assumi o cargo, em abril de 2008".

Carlos Eduardo se limitou a escrever sobre a Folha, mas as suas observações valem para praticamente todos os grandes jornais e telejornais. Todos os dias o público vai sendo informado do número de mortos em decorrência da nova gripe, porém sem qualquer referência estatística ou base comparativa que permita a compreensão do fenômeno em curso. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, já explicou, inclusive no programa televisivo deste Observatório, que a taxa de letalidade da gripe suína é a mesma da gripe comum - cerca de 0,6% dos infectados acabam morrendo. (Para ser preciso, usando os dados da OMS divulgados na segunda-feira, 27/7, são 87 mil infectados nas Américas para 707 mortes. A taxa de letalidade fica em 0,8%, mas deve ser muito mais baixa porque os países pararam de fazer testes para descobrir os infectados, que devem superar em muito os 87 mil).

Do ponto de vista da imprensa, porém, este é um dado que não deve ser de maneira alguma alardeado - afinal, notícia ruim é o que vende jornal e aumenta audiência na televisão. As estatísticas também mostram que morre muito mais gente de diarréia e verminose por semana no Brasil do que, desde o início do ano (quase oito meses!) de gripe suína. Aliás, só no inverno passado (junho/julho) foram 4,5 mil mortos da gripe "normal" contra os tais 45 da gripe suína neste ano.

Recordar é viver

O pior de tudo é que a mídia insiste em não aprender com os erros passados. Ao contrário, gosta de repetir os mesmos equívocos, mesmo que eles possam vir a cobrar seu preço em perda de credibilidade. A cobertura da nova doença, por exemplo, faz lembrar um pouco a do tal do Ebola, o vírus que dizimaria meia África e deixaria um rastro de desgraça pelo mundo afora. Na época (edição de 9 de agosto de 2000), a revista Veja publicou reportagem cujos títulos e lides eram os seguintes:

Truque assassino
Descoberto mecanismo de infecção do vírus Ebola, que mata nove entre dez contaminados

O Ebola é um pesadelo. Capaz de liquidar suas vítimas em poucos dias, é o mais violento de todos os vírus. De cada dez pessoas contaminadas, nove morrem. Isso ocorre porque o microrganismo ataca veias e artérias de todo o corpo, provocando hemorragia generalizada. Certos órgãos, como o fígado e os rins, simplesmente se desfazem e o sangue jorra em tal profusão que sai pelos olhos e poros. Na semana passada, cientistas americanos anunciaram o primeiro passo para combater esse assassino cruel: a descoberta da proteína usada pelo Ebola para destruir as células, causando o rompimento dos vasos sanguíneos. Entender o mecanismo de infecção torna possível o desenvolvimento de recursos para controlá-lo. "Remédios exigem maior prazo de pesquisa, mas uma vacina pode ser desenvolvida com rapidez", disse a VEJA Gary Nabel, coordenador da pesquisa no Instituto Nacional de Saúde, responsável pelos estudos com o vírus, nos Estados Unidos.

Bem, a África continua por lá e os africanos também. Mundo afora, parece que não foi muita gente que morreu contaminada pelo "pesadelo" da Veja, que mataria nove de cada dez contaminados. É evidente que a taxa de letalidade não poderia ser tão alta, é óbvio que a "reportagem" era uma aula de sensacionalismo barato.
Sensacionalismo ou motivação política

A reportagem da Folha, cuja irresponsabilidade foi apontada pelo ombudsman do jornal, é apenas um exemplo entre tantos outros que poderiam ser colhidos ao acaso em todos os grandes veículos de comunicação do país. Resta então analisar por que a mídia brasileira realiza uma cobertura tão equivocada da gripe suína. Vamos lá:

Qualquer estudante de primeiro ano de jornalismo ou qualquer jovem esperto, sem diploma, que entrar em uma redação percebe, em questão de minutos, o verdadeiro fascínio que as más notícias exercem sobre os jornalistas. Notícia ruim, tragédia das realmente pesadas, vende muito mais do que fatos positivos. A menos, é claro, que a boa notícia seja algum novo milagre de Fátima, a cura definitiva do câncer ou vitória da seleção em Copa do Mundo. O fato é que jornalistas gostam de notícias ruins porque elas vendem, portanto os ajudam a levar para casa o leitinho das crianças (em alguns casos, o "leitinho" é para os adultos mesmo). Enfim, a vida é dura e nada como uma boa manchete trágica para chamar atenção do público.
Por outro lado, já circula na internet, em blogs pró e contra o atual governo, a versão de que a cobertura da imprensa no caso da gripe suína visa desestabilizar o até aqui muito bem avaliado trabalho do ministro Temporão e, por tabela, tirar mais uns pontinhos da altíssima popularidade do presidente Lula. Sim, é a clássica teoria conspiratória: a mídia contra o governo, usando as armas disponíveis, mesmo que elas signifiquem botar no papel ou na telinha da televisão algo que pouco tem a ver com a realidade. Para os partidários desta teoria, o caso da gripe seria ainda mais estratégico, pois o candidato preferido da oposição ao cargo de Lula, o governador paulista José Serra (PSDB), foi ministro da Saúde, e a "desconstrução" da competência do atual ministro cairia como uma luva para a candidatura tucano-demista em 2010. Quem advoga esta tese lembra as "crises artificiais" criadas pela mídia, como a aérea, que no entanto pouco ou nada afetaram a popularidade do governo Lula.

É claro que ainda é cedo para dar um veredicto final sobre a cobertura da imprensa da gripe suína, mas já é possível sustentar a hipótese de a fome (de audiência e vendas) estar colada à vontade de comer (prejudicar um governo em relação ao qual a grande imprensa sempre foi francamente hostil). Os fatos, porém, acabam se impondo e são sempre mais fortes do que as versões construídas pela mídia, como prova o caso do "sequestro da caderneta de poupança", tão ventilado nas folhas e que se mostrou frágil como um castelo de cartas. Portanto, nada como um dia após o outro para que um quadro mais preciso das reais motivações da mídia nesta cobertura acabe aparecendo. O distinto público, para desalento de certos mancheteiros, é mais esperto do imagina...

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

O QUER REALMENTE SE ESCONDE POR TRÁS DA OPERAÇÃO "PANDEMIA DE GRIPE SUINA" - ASSISTA O VÍDEO

ENTENDEU AGORA?

AS MEDIDAS DE HIGIENE SÃO FUNDAMENTAIS.

A PREVENÇÃO SERVE PARA TODAS AS DOENÇAS.

ACREDITO QUE A PRÓXIMA GRIPE PODE SER A EQUINA.

TOME CUIDADO!

terça-feira, 11 de agosto de 2009

O OTTO ALENCAR ESTÁ NO INFERNO


Não se trata da pessoa do Sr. Otto Alencar que esta vivinha. Graças a Deus!

Trata-se da Unidade de Saúde que recebe seu nome no bairro do Pequi em Eunápolis que foi ressuscitada agora para os atendimentos que eram feitos antes do carnaval da Dengue e que matou seus préstimos a população daquele populoso bairro.

Agora que a unidade de saúde e o Sr. Otto estão vivinhas, seria de direito algum vereador observar e solicitar o cumprimento da lei que proíbe nome de pessoas vivas (e muito vivas) dando nome e espaços públicos. Ela pode ser estendida a estados e municípios.

E me lembro de ouvir na rádio que dá notícias do governo munícipal que na volta dos serviços de saúde ao Otto seria uma maravilha.

Computadorizado, com ar condicionado, climatizado, ventiladores... Um verdadeiro Iceberg. Tenho a gravação do programa.

Mas quando volto para trabalhar. Além das faltas de instrumentos de trabalhos habituais observei que aquela conversa era mais um mentira para enganar o povo.

A foto mostra a sala de trabalho do médico(a) e do enfermeiro(a) agora sem ar condiconado e pior. Agora também agora sem ventilação.

Até a janela se foi. Esta fechada improvisadamente com uma espécia de pano que impede a circulação de ar.

O calor na sala mesmo no inverno é pertubador. E o meu medo agora de pegar a gripe dos porquinhos aumentou.

Me senti no inferno.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

FIZERAM COM A DENGUE CHIQUEIRO EM ÉPOCA DE GRIPE DOS PORQUINHOS

A Secretaria Municipal de Saúde de Eunápolis recebeu o Ofício Circular de nº 264 / 2009 convidando todas as cidades que teoricamente foram afetadas pela Dengue recentemente.

Esta sendo realizado em Salvador uma “OFICINA DE ATUALIZAÇÃO EM VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DA DENGUE”.

O objetivo é a atualização, capacitação, preparação de técnicos para não ocorrer em breve novamente o caos da Dengue em municípios que não se preparam para enfrentar o problema. Como foi o caso de Eunápolis.


Agora não terão mais desculpas...

Advinha?

Eunápolis não enviou nenhum técnico para o encontro.

Imagina esse município que fez aquele carnaval todo para receber verbas para o combate a Dengue e que agora parece não querer se prevenir.

Vai esperar novamente pelas verbas emergenciais? Aguardar mortes? Culpar a população?

E pior. Comenta-se nos corredores da vigilância eunapolitana que foi por perseguição a funcionária do setor que não estaria lendo a cartilha do "faz de conta" da secretaria.

É verdade secretária?

Se for fico triste.

Já teria entrado no esquema da secretaria? Já teria vindo para o esquema? Ou não tem comando da pasta?

Avisada foi...

Me explica?

SEMINÁRIO "ÁGUA E DESENVOLVIMENTO: PERSPECTIVAS PARA O EXTREMO SUL"


Recebi do Mandato Popular Lucas Leite o convite para debater a questão da distribuição e preservação dos recursos hídricos e os problemas ambientais no seminário "Água e Desenvolvimento: Perspectivas para o Extremo Sul", que acontecerá no próximo dia 13 de agosto na Câmara de Vereadores de Eunápolis às 09:00 h.

Estarão presentes como convidados o deputado federal Zézeo Ribeiro, José Tosato – Diretor do INGÁ e Julio Rocha – Superintendente do INGÁ.

Sua Presença é importante.

O SUS E AS RESPONSABILIDADES


I – RESPONSABILIDADE PELA SAÚDE DO CIDADÃO

Compete ao município “prestar, com a cooperação técnica e financeira da União e do estado, serviços de atendimento à saúde da população” – Constituição da República Federativa do Brasil,
art. 30, item VII.

II – RESPONSABILIDADES PELA GESTÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE –
LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990

A. DOS GOVERNOS MUNICIPAIS E DO DISTRITO FEDERAL:

1 – Gerenciar e executar os serviços públicos de saúde.
2 – Celebrar contratos com entidades prestadoras de serviços privados de saúde, bem como avaliar sua execução.
3 – Participar do planejamento, programação e organização do SUS em articulação com o gestor estadual.
4 – Executar serviços de vigilância epidemiológica, sanitária, de alimentação e nutrição, de saneamento básico e de saúde do trabalhador.
5 – Gerir laboratórios públicos de saúde e hemocentros.
6 – Celebrar contratos e convênios com entidades prestadoras de serviços privados de saúde, assim como controlar e avaliar sua execução.
7 – Participar do financiamento e garantir o fornecimento de medicamentos básicos.

B. DOS GOVERNOS ESTADUAIS E DO DISTRITO FEDERAL:

1 – Acompanhar, controlar e avaliar as redes assistenciais do SUS.
2 – Prestar apoio técnico e financeiro aos municípios.
3 – Executar diretamente ações e serviços de saúde na rede própria.
4 – Gerir sistemas públicos de alta complexidade de referência estadual e regional.
5 – Acompanhar, avaliar e divulgar os seus indicadores de morbidade e mortalidade.
6 – Participar do financiamento da assistência farmacêutica básica e adquirir e distribuir os medicamentos de alto custo em parceria com o governo federal.
7 – Coordenar e, em caráter complementar, executar ações e serviços de vigilância
epidemiológica, vigilância sanitária, alimentação e nutrição e saúde do trabalhador.
8 – Implementar o Sistema Nacional de Sangue, Componentes e Derivados juntamente com a União e municípios.
9 – Coordenar a rede estadual de laboratórios de saúde pública e hemocentros.

C. DO GOVERNO FEDERAL:

1 – Prestar cooperação técnica e financeira aos estados, municípios e Distrito Federal.
2 – Controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde.
3 – Formular, avaliar e apoiar políticas nacionais no campo da saúde.
4 – Definir e coordenar os sistemas de redes integradas de alta complexidade de rede
de laboratórios de saúde pública, de vigilância sanitária e epidemiológica.
5 – Estabelecer normas e executar a vigilância sanitária de portos, aeroportos e fronteiras em parceria com estados e municípios.
6 – Participar do financiamento da assistência farmacêutica básica e adquirir e distribuir para os estados os medicamentos de alto custo.
7 – Implementar o Sistema Nacional de Sangue, Componentes e Derivados juntamente com estados e municípios.
8 – Participar na implementação das políticas de controle das agressões ao meio ambiente, de saneamento básico e relativas às condições e aos ambientes de trabalho.
9 – Elaborar normas para regular as relações entre o SUS e os serviços privados contratados de assistência à saúde.
10 – Auditar, acompanhar, controlar e avaliar as ações e os serviços de saúde, respeitadas as competências estaduais e municipais.

domingo, 9 de agosto de 2009

EM DÚVIDA PARA O TÍTULO: A GRIPE DOS PORQUINHOS OU A MÍDIA NÃO TEM AUTOCRÍTICA?


Lá vou eu de novo falar sobre assunto que prometo que não vou falar. Mas é tanta coisa que você vê, lê e ouve que não consegue meter sua colher de pau.

Ai fui beber na fonte de Luciano Pires que por sua vez foi beber na fonte de Luiz Antonio Magalhães que publicou no site do Observatório da Imprensa o texto "Contar os mortos, disseminar o pânico".

Eles classificam como “uma verdadeira aberração”, a cobertura que a mídia tem feito sobre a “gripe dos porquinhos” (nome meu, pois ela é conhecida como gripe suína e na verdade se chama Influenza A H1N1).

Concordo quando se diz que “elas provocam pânico na população e certamente vai se mostrar exagerada em menos de dois ou três meses quando os números da tal "terrível pandemia" começarem a murchar”.

Aqui mesmo em Eunápolis assistimos isso quando da Dengue.

Um verdadeiro espetáculo que levou a cidade a “estado de emergência” que hoje não se traduz em nenhuma estatística da vigilância epidemiológica quando comparado a cidades que também estiveram no mesmo “estado de emergência”.

É verdade sim quando se diz que “não é preciso ser gênio para perceber que a cobertura dos últimos dias e semanas, focada na contagem do número de mortos que a maléfica gripe já provocou no país, não tem nenhuma outra utilidade senão a de disseminar o pânico”.

Qual o verdadeiro objetivo do jornal Folha de S.Paulo que através de Carlos Eduardo Lins da Silva divulgou uma reportagem intitulada "Gripe suína deve atingir ao menos 35 milhões no país em 2 meses"?

Não acredito que tenha sido imprudência.

Leviano? Irresponsável? Sensacionalismo?Político? Vender jornal?

Já foi explicado pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que a taxa de letalidade é a mesma da gripe comum – cerca de 0,6%. Esses dados estão na internet, como encontrei no texto referido, e só não vê quem não quer.

Vejam mais dados: No México é de 1,03%, nos Estados Unidos de 0,57%, na Inglaterra de 0,14%, na União Européia de 0,12%.

Para que gosta do quem vem de fora. Estamos melhor viu...

Gostei da lembrança feita na matéria sobre o temível vírus Ebola. Aquele que “dizimaria meia África e deixaria um rastro de desgraça pelo mundo afora. Na época (na edição de 9 de agosto de 2000), a revista Veja publicou reportagem apavorante...”.

“... Bem, a África continua por lá e os africanos também. Mundo afora, parece que não foi muita gente que morreu contaminada pelo "pesadelo" da revista Veja, que mataria nove de cada dez contaminados”.

Veja bem. No inverno passado morreram 4,500 mortos da gripe normal contra 45 da gripe dos porquinhos este ano. Mais dados coletados.

Não vou fazer que não exista o problema. Ele existe sim. Como permanece a Dengue. A questão é de dimensão.

Cuidados básicos de higiene, de educação são bom senso.

É de extrema valia a divulgação pela mídia. Imaginemos como seria se assim não fosse. Nossos governantes têm demonstrado na sua maioria, falta absoluta de compromisso com a gestão da saúde. Gostam é do dinheiro que deveria ser empregado na pasta. Com o conhecimento pela população de seus direitos ele estará apto a cobrar medidas concretas no sentido de sua proteção.

A cobertura do fato deve ser útil à sociedade. Ou então ficaremos aguardando um novo assunto mais interessante para que as irresponsabilidades dos responsáveis pelas manchetes e telejornais mudem o foco. Pode ser um avião que cai. Um crime terrível. Um artista famoso que morre. Uma mola que solta.

Um dos autores das fontes é cético e diz: “A mídia não tem autocrítica”.

Mas é preciso ter.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

O SUS E O SEXTO PRINCÍPIO

O SEXTO PRINCÍPIO assegura o comprometimento dos gestores para que
os princípios anteriores sejam cumpridos.


Os gestores do SUS, das três esferas de governo, para observância desses princípios, se comprometem a:

I. Promover o respeito e o cumprimento desses direitos e deveres com a adoção de medidas progressivas para sua efetivação.

II. Adotar as providências necessárias para subsidiar a divulgação desta carta, inserindo em suas ações as diretrizes relativas aos direitos e deveres dos usuários, ora formalizada.

III. Incentivar e implementar formas de participação dos trabalhadores e usuários nas instâncias e nos órgãos de controle social do SUS.

IV. Promover atualizações necessárias nos regimentos e estatutos dos serviços de saúde, adequando-os a esta carta.

V. Adotar formas para o cumprimento efetivo da legislação e normatizações do sistema de saúde.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

ESTAREI EM SÃO PAULO NO ENCONTRO NACIONAL DA CENTRAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DO BRASIL


Foi muito bom o encontro em Salvador.


Esses encontros nos dão mais gás e força para continuar lutando por coisas importantes.

O trabalho é uma dessas coisas fundamentais inerentes ao ser humano.

A exploração não!

Participar de um encontro em que o trabalhador pode mostrar sua realidade. Do moto táxi ao engenheiro. Ver a realidade e poder expor a sua de trabalhador. Todos juntos por um objetivo só.

Respeito por que não especula. Respeito por quem trabalha.

A Bahia esta mais uma vez de parabéns. A cada dia sinto mais e mais orgulho desta terra. Estamos sempre na vanguarda. Somos corajosos e audaciosos. O Brasil precisa muito disto.

Temos hoje a maior seção estadual no país. A CTB está presente em 130 municípios baianos, segundo o portal da CTB. São 96 entidades rurais e 105 urbanas.

De sindicatos de Bancários, Metalúrgicos, Borracheiros, Mototaxistas, APLB, Sindimed, por ai afora...

Nos dias 24 e 25 de setembro se espera 1.500 delegados em São Paulo para o Encontro Nacional.

Fui escolhido para ser um dos dois médicos que estarão representando os médicos baianos lá.

Eu vou e depois dou notícias.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

O SUS E O QUINTO PRINCÍPIO



O QUINTO PRINCÍPIO assegura as responsabilidades que o cidadão também
deve ter para que seu tratamento aconteça de forma adequada.


Todo cidadão deve se comprometer a:


I. Prestar informações apropriadas nos atendimentos, nas consultas e nas internações sobre queixas, enfermidades e hospitalizações anteriores, história de uso de medicamentos e/ou drogas, reações alérgicas e demais indicadores de sua situação de saúde.


II. Manifestar a compreensão sobre as informações e/ou orientações recebidas e, caso
subsistam dúvidas, solicitar esclarecimentos sobre elas.


III. Seguir o plano de tratamento recomendado pelo profissional e pela equipe de saúde responsável pelo seu cuidado, se compreendido e aceito, participando ativamente do projeto terapêutico.


IV. Informar ao profissional de saúde e/ou à equipe responsável sobre qualquer mudança inesperada de sua condição de saúde.


V. Assumir responsabilidades pela recusa a procedimentos ou tratamentos recomendados e pela inobservância das orientações fornecidas pela equipe de saúde.


VI. Contribuir para o bem-estar de todos que circulam no ambiente de saúde, evitando principalmente ruídos, uso de fumo, derivados do tabaco e bebidas alcoólicas, colaborando com a limpeza do ambiente.


VII. Adotar comportamento respeitoso e cordial com os demais usuários e trabalhadores da saúde.


VIII. Ter sempre disponíveis para apresentação seus documentos e resultados de exames que permanecem em seu poder.


IX. Observar e cumprir o estatuto, o regimento geral ou outros regulamentos do espaço de saúde, desde que estejam em consonância com esta carta.


X. Atentar para situações da sua vida cotidiana em que sua saúde esteja em risco e as
possibilidades de redução da vulnerabilidade ao adoecimento.


XI. Comunicar aos serviços de saúde ou à vigilância sanitária irregularidades relacionadas ao uso e à oferta de produtos e serviços que afetem a saúde em ambientes públicos e privados.


XII. Participar de eventos de promoção de saúde e desenvolver hábitos e atitudes saudáveis que melhorem a qualidade de vida.