domingo, 23 de agosto de 2009

CHEGA DE AUDITORIA. TÁ FALTANDO HOMEM EM SALVADOR




Desculpem-me pelo aforismo acima.

Ta faltando mulher também. Já que vivemos no mundo das igualdades.

Quando o então Ministro da Saúde José Serra era pré candidato a presidente do Brasil, fiz uma carta pessoal a ele denunciando as pilantragens e falcatruas na saúde eunapolitana.

Como todo candidato em pré campanha ele ouviu meu reclame e enviou uma comissão de Brasília para auditar nossa saúde.

Lembro bem das palavras da auditora ao finalizar seus trabalhos nesta terra:

“Estou abismada com as coisas encontradas aqui. As suas denúncias são pequenas face ao encontrado. A coisa é muito maior e pior. Sobre seu dinheiro a receber. Irá recebê-lo. Só não sei quando. Mas irá”.

A pobrezinha da auditora disse que encontrou muito mais coisa do que eu denunciei. E que também não entendia porque só eu tinha denunciado, pois vários profissionais da saúde estavam na mesma situação e não se manifestaram.

A minha denúncia era que além das péssimas condições de trabalho, haviam suspeitas de desvios dos objetivos da verba da saúde e que tínhamos trabalhando e não recebido pelo serviço prestado, pois o prefeito anterior resolveu ficar com o nosso dinheiro em caixa.

Estamos em 2002. O prefeito atual é Geddiel que mais tarde usaria a mesma cartilha do anterior e também iria sacanear seus colegas médicos, hospitais e clínicas também não pagando seus serviços.

Quando Geddiel deixou a prefeitura além de não nos pagar deixou a saúde de Eunápolis no fundo do poço. Uma vergonha. Achei que tinha chegado ao máximo.

Estava errado.

Seu sucessor daqui a pouquinho chega ao Japão.

De lá para cá o que não faltou em Eunápolis foi auditoria. De todos os tipos e níveis imagináveis. Pense em um orgão ao fiscalizador.

Pensou?

Veio.

Todos vieram e constataram o óbvio.

E ninguém fez nada. Absolutamente nada.

As mortes continuam acontecendo por irresponsabilidade. As diárias pagas aos auditores também religiosamente efetuadas. Papeis gastos em relatórios que irão parar em um lugar empoeirado qualquer.

Mas sempre tem um auditor na fila para vir a Eunápolis.

As denúncias não param.

Se aqui fosse Porto Seguro eu até ia entender que esse povo veio ou vem passear. Mas aqui não é Porto Seguro.

Até que passear pela nossa Porto Seguro tem certo charme. Mas certamente não iria atrair um ser da capital para compras em nossa artéria principal.

De 2002 para cá a coisa piorou assustadoramente. Nada feito efetivamente.

As denúncias enviadas a justiça andam em passos de tartaruga. Poderá. Tanto serviço para pouca gente dar conta. Precisamos de mais servidores na Justiça. Precisamos de mais juizes, sei lá. A coisa precisa andar. Mas isso é conversa para outra hora.

E depois de oito anos o Sr. Serra vem de novo candidato. As vezes penso em votar nele. Assim poderia receber aquele dinheiro que a auditoria do seu governo disse que eu ia receber.

Da mesma forma que fico aqui aguardando aparecer um prefeito honesto que vai acertar com os profissionais da saúde os desvios anteriores.

Ah! E também acredito em Duendes...

E como acredito em tanta coisa. Continuo acreditando que irá apareceu um homem ou uma mulher de verdade e dar um basta nesta coisa horrível que acontece nessa saúde pública de Eunápolis.

A Secretária de Saúde do Estado não pode ficar sendo cúmplice das mortes sem necessidade no município.

3 comentários:

  1. E olha que a auditoria estadual e a nível federal estão nas mãos da esquerda... A esquerda que tinha tantas críticas corretas como as suas de hoje não fazem nada quando estão no poder...

    ResponderExcluir
  2. ATÉ PARECE QUE O PREFEITO DESTE MUNICÍPIO É O GOVERNADOR WAGNER. E QUE A CÂMARA DE VEREADORES TBÉM É O GOVERNO WAGNER...Francamente gente, incapacidade de administrar, corrupção,desgoverno, descopromisso social,tráfico de infuencias,omissão e tanta maracutaia junta, PODE HAVER MAIOR VIOLÊNCIA CONTRA A POPULAÇÃO DE BEM DESTA CIDADE? O QUE É FEITO COM MAIS DE 12 M QUE A CIDADE RECEBE TODO MêS? AH, SIM ONDE FICAM OS 158 PMS QUE TEM NO MUNICIPIO? PRA PEQUENAS INTERVENÇÕES PREVENTIVAS NÃO PRECISA MAIS QUE UMA PEQUENA DOSE DE BOA VONTADE. MAS AQUI, ESTÁ TUDO DOMINADO. NINGUÉM QUER FAZER NADA. ATÉ QUE O GOVERNO WAGNER ASSUMA A PREFEITURA DA CIDADE. ELES PENSAM QUE SOMOS TODOS BOBOS SURDOS E CEGOS E QUE NAO SABEMOS DA IRRESPONSABILIDADE DELES.
    DEUS NOS SALVE!

    ResponderExcluir
  3. por que meu comentário sobre seu texto não foi aceito? cadê a liberdade de expressão? isso de só ouvir ou respeitar as opiniões que concordam com a gente é coisa de ditadura... agora entendo porque Lula quando entrou tentou logo calar a imprensa... esconder opiniões contrárias é coisa do regime militar ou de regimes de "esquerda" como o russo ou cubano...

    ResponderExcluir