quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

José Caires Meira, uma vida dedicada a servir

Artigo de José Abelardo Meneses (Presidente do Cremeb)

O movimento médico baiano e brasileiro sofreu um duro golpe com o prematuro desaparecimento do presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. José Caires Meira. A importância desta assertiva não reside apenas no fato de Caires ser o presidente de uma entidade de trabalhadores. O seu trabalho e a sua vida foram de dedicação extrema para servir. Socialista por ideologia e pela prática de vida tinha o reconhecimento dos que tiveram a oportunidade de um diálogo apenas. Porque Caires foi destas pessoas obstinadas que não perdia uma única oportunidade de expor os seus pensamentos e divulgar as propostas em defesa do ideal da coletividade. Qualquer avanço, por menor que pudesse parecer, era suficiente para deixá-lo excitado, desde que fosse a benefício do coletivo.

A sua luta não ficava restrita apenas a defender os interesses dos médicos. Eclético estimulava a cultura na categoria profissional. No final de dezembro durante a tradicional confraternização de Natal promoveu a apresentação de um cover do baiano Raul Seixas. Tarde-noite memorável aquela! Paralelamente às atividades sindicais promovia anualmente a Jornada Lindembergue Cardoso, evento cultural idealizado por ele para homenagear o renomado compositor, regente e educador filho, como ele, de Livramento de Nossa Senhora.

Irreverente, inquieto, combativo e destemido aos 52 anos mantinha o entusiasmo dos jovens. Caires preferia ser a "metamorfose ambulante" que Raul Seixas se referiu em sua música, do que "ter aquela velha opinião formada sobre tudo". Perdemo-lo no melhor momento, posto que conseguiu alinhar estes características com a maturidade adquirida nos 16 anos de vida sindical.

Este livramentense soube ser líder, não abusou do poder. É admissível que alguns não tenham concordado com o Caires em seus inúmeros embates, mas desconheço alguém que não reconheça as suas virtudes. Honestidade, humildade, coerência, lealdade, sinceridade, entusiasmo e altruísmo ilimitado. O nosso compromisso é continuar na luta em busca dos ideais que Caires defendeu, lutou e certamente entregou a sua vida.


Artigo publicado no Jornal A Tarde, dia 10/01/2012, Coluna Gente e Memória

Nenhum comentário:

Postar um comentário