sábado, 19 de setembro de 2009

MULHERES EXTRAORDINÁRIAS


Se tem pessoas que eu acompanho com muita atenção, entre elas está o professor JORGE PORTUGAL.

MULHERES EXTRAORDINÁRIAS

por JORGE PORTUGAL

Mulheres extraordinárias deveriam ocupar, na mídia, espaço igual ou maior ao dedicado a mulheres enfiadas, não acham?

Até porque o trabalho das mulheres extraordinárias é contínuo, persistente, muitas vezes heroico e, não raro, silencioso.

As mulheres enfiadas aparecem do nada para os “quinze minutos de fama” e depois desaparecem para sempre, após terem saciado a fome voraz da mídia-urubu.

Mas, como não é por aí que passa a lógica dos nossos comunicadores sociais(?), valho-me deste humílimo espaço (*) para ovacionar três mulheres que, pela história, pensamento e ação, tornaram-se – sem o serem oficialmente – professoras de verdade.

A primeira é Maria da Penha Fernandes que, passando por Salvador na semana passada, lotou o teatro do ISBA para nos contar sua trajetória de luta e a disposição incansável em afirmar os princípios da lei que leva o seu nome e representa hoje uma carta de alforria para todas as mulheres oprimidas e vítimas constantes da violência dos seus maridos e companheiros.

Da sua cadeira de rodas, nos fez enxergar uma alma em movimento, e a determinação tenaz de defender a vida em um país dominado pela paralisia ética.

A segunda, Mãe Stella de Oxóssi, já tem a sua história contada pela cor da pele. Com a responsabilidade, muito cedo, de dirigir sua comunidade religiosa, impôs-se pela autoridade do olhar e a ternura dos gestos. Graduou-se em enfermagem, construiu escola dentro do terreiro, vem escrevendo livros de deliciosa literatura e palestrado a outras gentes sobre a essência de sua religião e a grandeza de um povo que transforma dor em beleza.

Mãe Stella é, hoje, o oráculo vivo da Bahia; o colo carinhoso e a voz que lidera; a expressão pessoal de até onde pode chegar o povo negro, pelos caminhos da educação e da fé.

Mãe Stella é, agora, Doutora Honoris Causa pela Universidade do Estado da Bahia. Ou melhor: a Uneb torna-se, agora, muito mais “Universidade da Bahia” ao conferir esse título a Mãe Stella.

E, por último, Dona Canô Velloso, que amanhã (16.9.2009) completa 102 anos de vida, lucidez e sabedoria. Mas essa já ocupa o supremo patamar das “entidades” e só me cabe dizer: a bênção, Dona Canô, a bênção, minha comadre!

Um comentário:

  1. ALÉM DE UM PROFESSOR BACANA, UM COMPOSITOR EXTRAORDINÁRIO. TENTO ACOMPANHA-LO COMO COMPOSITOR MAS INDA ENCONTRO DIFICULDADE. TROPEÇO NO MESMO LUGAR ONDE AQUELES QUE FAZEM BOA MÚSICA TROPEÇAM.
    dêmúsica

    ResponderExcluir