quarta-feira, 19 de outubro de 2011

AOS MÉDICOS DO SUS

No dia 25 de outubro, médicos baianos paralisam o atendimento ambulatorial do Sistema Único de Saúde (SUS) por 24 horas. O protesto é nacional, contra as más condições de assistência e a baixa remuneração no âmbito do SUS. Na Bahia é fundamental o apoio e adesão total dos profissionais.

A luta é por melhorias para a saúde pública. Pedimos mais recursos para investimentos, remuneração para médicos condizente com a responsabilidade do exercício da profissão, contratação de profissionais por concurso público, qualidade na gestão e na assistência à população. O movimento pretende chamar a atenção da sociedade e de gestores públicos para a crise instalada na área da saúde.

Em maio, a precariedade do atendimento na Bahia provocou uma greve dos médicos e demais trabalhadores da Sesab, que durou sete dias. Como continuidade da mobilização, é de extrema importância que todos participem ativamente do movimento no dia 25 de outubro – mês em que o SUS completa 23 anos de existência.

Neste dia, médicos que atendem pelo SUS estão orientados a suspender os atendimentos eletivos (consultas, exames, cirurgias e outros procedimentos agendados). A partir das 8h, todos devem participar da concentração, com café da manhã, no Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso – Creasi (antigo Iapseb, próximo ao Iguatemi). Em seguida, às 10h, os profissionais farão uma manifestação em frente ao Shopping Iguatemi.

As atividades contam com o apoio do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), Associação Bahiana de Medicina (ABM), Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed) e sociedades de especialidades médicas. Em âmbito nacional tem a coordenação do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Associação Médica Brasileira (AMB) e da Federação Nacional dos Médicos (Fenam).

Vamos às ruas lutar pela saúde, por melhores condições de trabalho e assistência à população. Participe você também da mobilização.

sindimedba.imprensa@gmail.com (Por correio eletrônico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário