sábado, 28 de março de 2009

VICE PRESIDENTE DA FENAM DA UM IMPORTANTE ALERTA AOS MÉDICOS.

Durante a III Conferência Nacional de Ética Médica que aconteceu entre o dia 25 e 27 de março, na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), o vice presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Eduardo Santana ao palestrar sobre os “Direitos do médico e proteção ao seu trabalho” alertou aos médicos sobre os vínculos e condições de trabalho.

“De um lado você tem uma progressiva precarização das relações e condições de trabalho do médico que é perda das condições do exercício ético da profissão, dado principalmente, e infelizmente, no setor público, onde as unidades de saúde estão sendo sucateadas progressivamente. Por outro lado, a própria relação do trabalho. Você tem desde vínculos bem estabelecidos, ou seja, médicos trabalhando dentro do regime de CLT ou do regime estatutário, até médicos que têm “contratos” orais, apenas combinam e ficam lá trabalhando por dois, três ou quatro anos – uma coisa meio esdrúxula.”

Ele alerta ainda que o médico precisa conhecer as regras que regem as relações de trabalho para não sofrer as conseqüências no futuro.

“O médico não pode alegar que desconhecia a Lei. Ao assumir serviços em condições não éticas, o médico não pode se esquivar e dizer que a responsabilidade do insucesso é do secretário, ou do prefeito, ou de quem quer que seja. Ao assumir estes serviços desqualificados, ele assume para si a responsabilidade, correndo todos os riscos jurídicos que podem acontecer, então é preciso que ele conheça estas regras


E continua seu discurso alertando de aos profissionais médicos de que devem é se organizarem junto às entidades médicas e, principalmente, aos sindicatos da categoria.

“O médico precisa ir para dentro das entidades médicas, principalmente para dentro dos sindicatos que é a entidade, a instituição que está prevista legalmente para fazer a defesa de todas as questões pertinentes às condições, relações e valorização de trabalho. Para que ele, fortalecendo estas entidades, possa ter os instrumentos legais que possam defendê-lo de acordo com as necessidades que se apresentarem.”

Aos colegas da região cabe agora a reflexão. Contatos para sua sindicalização poderá ser feita pelo celular 73 9125 6565.

Acesse a página do Sindicato dos Médicos da Bahia (SINDIMED) e leia também sobre a Defensoria Jurídica: http://www.sindimed-ba.org.br/


*
Esta matéria extraiu partes do sítio FALA MÉDICO com reportagem de Taciana Giesel.


Também pode ser acessada e ouvida no sítio da FENAM:

http://portal.fenam2.org.br/portal/showData/367888


quinta-feira, 26 de março de 2009

PCdoB COMEMORA MAIS UM ANIVERSÁRIO. EM EUNÁPOLIS A MILITÂNCIA CRESCE.




São 87 anos de luta por um Brasil justo!

Na visita do governador aqui em Eunápolis, lá estava a militância.

Em Eunápolis a história se repete.

PCdoB DE JUAZEIRO COMEMORA.


Eis ai o convite dos camaradas lá de Juazeiro para a comemoração dupla naquela cidade.
Parabéns...

quarta-feira, 25 de março de 2009

ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA UNIMED VERA CRUZ


UNIMED VERA CRUZ COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA


O Presidente da Unimed Vera Cruz Cooperativa de Trabalho Médico, no uso das atribuições que lhe confere o Estatuto Social, convoca os 123 (cento e vinte e três) Cooperados para se reunirem em Assembléia Geral Ordinária - AGO, a ser realizada no auditório da CDL – Câmara dos Diretores Lojistas, situado à Avenida Joana Angélica, 573 - Centro, Eunápolis/BA, no dia 26 de março de 2009 às 18:00h para a 1ª (primeira) convocação, com a presença mínima de 2/3 (dois terços) do número de cooperados; às 19:00h em 2ª (segunda) convocação, com a presença de metade mais 01(um) dos cooperados e às 20:00h em 3ª (terceira) e última convocação, com a presença mínima de 10 (dez) cooperados, para deliberarem sobre a seguinte pauta:

ORDEM DO DIA

1. Prestação de contas dos órgãos de administração sobre o exercício de 2008 compreendendo:
1.1. Relatório de Gestão;
1.2. Balanço Patrimonial e Demonstrativo do Resultado do Exercício
1.3. Parecer da Auditoria Independente;
1.4. Parecer do Conselho Fiscal.
2. Destinação das sobras apuradas e do saldo do ajuste de exercícios anteriores;
3. Eleição e posse dos componentes do Conselho Fiscal com mandato até março de 2010.
4. Fixação do valor de honorários da Diretoria Executiva e cédula de presença a ser paga aos membros dos Conselhos.


Para os efeitos legais e estatutários, declaro que o número de cooperados em condições de votar e serem votados nesta data é de 112 (cento e doze).


Eunápolis/BA, 03 de março de 2009.




Manoel da Cunha Peixoto Diretor Presidente

sábado, 21 de março de 2009

RESSALVAS












O prefeito não me ligou. O governador nem sabe quem eu sou. Mas colegas que tenho na imprensa se manifestaram sobre a minha última postagem.

Alguns se justificaram porque não comentaram nada sobre as reivindicações do Movimento de Luta pela Terra (MLT) quando da vinda do governador a Eunápolis, uns se desculparam e explicaram a falha e outros disseram que estavam entre as exceções.

Entre as exceções destaco o blogueiro Geraldinho com sua Imprensa Livre. Ele fez uma observação interessante:

“... Sempre dou espaço aos movimentos sociais, mesmo quando discordo dos métodos”.

Suas observações me levaram a recordar o discurso do General Péricles no qual homenageou os guerreiros mortos na primeira batalha da guerra do Peloponeso.

“... Somos capazes de opinar sobre todos os temas, e, ao invés de encararmos as discussões como obstáculos para a ação, nós as consideramos como preliminar indispensável para qualquer ação prudente e sábia”.

Ele, Péricles, em seu discurso enaltece Atenas e a sua democracia. Justificando assim a morte dos soldados por uma grande causa.

Geraldinho pode não ser um general, mas sem dúvida é um guerreiro. Como Egberto, tem seu blog listado na minha página como favorito e indicado. Eles se manifestaram contra a absurda matéria do jornal A Folha de São Paulo que cometeu a besteira de dizer que tivemos aqui no Brasil na verdade uma “DITABRANDA”.

Soma-se a eles ainda o Dr. Eduardo Leite e nosso amigo de todas as manhãs Paulo Henrique. São leituras imprescindíveis e a disposição na minha página para o acesso.

Gostando ou não.

quarta-feira, 18 de março de 2009

O PREFEITO, O GOVERNADOR E A IMPRENSA SE CALARAM



Na visita do governador a Eunápolis a população se manifestou com faixas solicitando atenção para os problemas da cidade. Há muito tempo não se via entidades e pessoas de destaque na sociedade com coragem de colocar a cara na tela. Não sei se por preguiça, acomodação, omissão, covardia, medo, motivos escusos ou porque estava tudo bem mesmo. Mas isso é muito bom. É sinal que o governo Wagner acompanha consigo a liberdade de expressão comum a democracia.

Mas sem duvida nenhuma quem mais chamou a atenção para seus anseios foi o Movimento de Luta pela Terra (MLT). Estavam presentes em grande número, diversas faixas e em uma posição estratégica.

O prefeito em seu discurso nada abordou sobre a turma do campo.

O governador destacou algumas faixas e falou muito da segurança. Mas não deu nem um “alô” para as reivindicações do MLT que alegava nas faixas que a Veracel ocupa mais de 15 mil hectares de terras devolutas no nosso município, coisa grave para ser apurada. Pelo contrário, preferiu elogiar a Veracel.

O que quer o MLT? Solicitam estas terras para produzir alimentos.


A imprensa quase na totalidade também deu destaque a questão da violência. Também não deu importância ao assunto.


É o mesmo erro de sempre. Aliviar os sintomas sem atacar as causas.

ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DA UNIMED EXTREMO SUL


Unimed Extremo Sul Cooperativa de Trabalho Médico
Edital de Convocação para Assembléia Geral Ordinária
O Presidente do Conselho de Administração da Unimed Extremo Sul
Cooperativa de Trabalho Médico, conforme disposição estatutária
convoca os 137 (cento e trinta e sete) cooperados para a Assembléia
Geral Ordinária – AGO a realizar-se no próximo dia 26/03/2009 (quintafeira).
Horário 1ª Convocação: 18:00h com 2/3 do número de cooperados.
2ª Convocação: 19:00h com metade mais 1 dos cooperados.
3ª Convocação: 20:00h com pelo menos 10 cooperados.
Local Sala externa da Unimed Extremo Sul.
Rua Marechal Eurico Gaspar Dutra, 26, São Pedro.
Ao lado da Farmácia Unimed.
Teixeira de Freitas/BA
ORDEM DO DIA
1. Prestação de contas dos órgãos de administração, compreendendo
Balanço e Demonstrativo de Resultados – Exercício 2008.
2. Parecer do Conselho Fiscal.
3. Dar destino aos resultados.
4. Eleição do Conselho Fiscal – Gestão Abril/2009 a Março/2010.
5. Fixação do valor dos honorários da Diretoria Executiva e Auditoria
Médica, cédula de presença dos membros dos Conselhos, diárias e
deslocamentos.
Teixeira de Freitas/BA, 11 de março de 2009.
Dr. Michel Correia Auad
Diretor Presidente

quarta-feira, 11 de março de 2009

O DIA INTERNACIONAL DA MULHER SE FOI. AGORA É O DIA DAS MÃES. QUE VERGONHA!




E lá se vai o “Dia Internacional da Mulher”. Andando pela cidade observei algumas faixas com dizeres de homenagens e desejos a mulher eunapolitana. Não andei pela periferia nesta última semana. Portanto não sei se haviam faixas por lá. Acredito que não. Seria o mais sensato.

Caminhamos agora para a comemoração anual do “Dia das Mães”. E lá virão as faixas novamente enfeitar (ou enfeiar) a nossa cidade. Talvez novamente pelo centro da cidade. Na periferia será muita falta de sensatez.

Nunca o desrespeito pelas mulheres eunapolitanas foi tão acentuado. São treze anos trabalhando na saúde pública atendendo mulheres. A cada ano a falta de sensibilidade aumenta. Esta insustentável.

São mulheres sem assistência adequada em qualquer fase de suas vidas. Das crianças sem assistência pediátrica a adolescentes mal informadas engravidando sem que não se preocupem com seu futuro. Idosas obrigadas a filas na madrugada a procura de cirurgias que nunca são realizadas é a constância. Não há prevenção em nenhum âmbito. Não há planejamento nenhum. Não há humanização. São mal tratadas. Só há muita propaganda.

Mas as faixas virão mamães!

Vocês que são obrigadas a também enfrentar filas nas madrugadas sem nenhum privilégio e que não conseguem marcar seus exames de pré-natal ou quando conseguem demoram demais a recebê-los. Que recebem tratamento inadequado durante todo pré-natal. Ultrassonografia. Oh! Tortura! As ultrassonografias...

E a dor do parto? Será ainda pior que tudo que viveu no pré-natal? E o direito em Lei de ter junto um acompanhante no parto? Por quê não ter também a opção de escolha do parto como mulheres de mais sorte? Planejar quantos filhos se deve ter só mesmo com ajuda de algum político. Muitas vezes sem nenhuma orientação e realizadas por profissionais de ética duvidosa que compactuam com o “sistema”. Em troca de quê?

Não dá para fazer discursos de se preocupar em preparar um futuro melhor para nossa cidade e tratar desta maneira aquelas que trazem dentre de seu ventre o verdadeiro futuro de Eunápolis.

Mas a faixas virão!

domingo, 8 de março de 2009

DIA INTERNACIONAL DA MULHER




Não poderia me furtar de postar sobre a data. De certo que todos os dias são os dias de nossas mulheres. Mães, companheiras, filhas, amigas. Sempre envolvidos em seus encantos. A necessidade de uma data especial se faz tão necessária como outras datas ou cotas para resgatar as injustiças cometidas no passado e que ainda se faz no presente.

Particularmente estive ontem fazendo uma palestra sobre a “Saúde da Mulher” na sede da CONDUTO trecho 2 A em uma sala repleta de mulheres participativas no evento realizado para comemorar a data. Postarei mais detalhes a frente.

A luta continua camaradas...

quinta-feira, 5 de março de 2009

APOIO DO DEPUTADO ZEZÉU RIBEIRO FAZ MANDATO DE LUCAS LEITE TAXIAR.


Poucos dias antes da visita do governador a Eunápolis o vereador Lucas Leite convidou amigos, simpatizantes, companheiros, imprensa e outras organizações para um encontro com deputado Zezéu Ribeiro.
Foi um encontro no quais diversos eleitos pelo PT da região estiveram presentes. O partido cresceu nesta eleição na região e o deputado fez questão de frisar este acontecimento.
Se atentando aqui a Eunápolis, o vereador Lucas que já vinha fazendo reuniões diversas no sentido de preparar o caminho de seu mandato teve ali a oportunidade de já demonstrar um pouco de seu trabalho na Câmara e o que pretende fazer.
Estive presente representando o PCdoB de Eunápolis e dando apoio ao mandato do vereador ao qual fizemos questão de dizer que é atualmente a “luz no fim do túnel” para os partidos de linha progressista. Seu mandato deve ser encarado como um caminho e devemos todos colaborar pelo seu sucesso.
A presença do deputado na reunião, seu discurso e principalmente sua conduta durante a visita do governador em nossa cidade só reforçou isto. Esteve presente e dando todo apoio vereador principalmente quando numa jogada de mestre colocou o vereador ao lado do governador durante seu discurso.
Espero que dessa dupla possamos extrair muita coisa boa para nossa Eunápolis nos próximos quatro anos.
Boa sorte companheiros.
Do camarada aqui.