quarta-feira, 18 de março de 2009

O PREFEITO, O GOVERNADOR E A IMPRENSA SE CALARAM



Na visita do governador a Eunápolis a população se manifestou com faixas solicitando atenção para os problemas da cidade. Há muito tempo não se via entidades e pessoas de destaque na sociedade com coragem de colocar a cara na tela. Não sei se por preguiça, acomodação, omissão, covardia, medo, motivos escusos ou porque estava tudo bem mesmo. Mas isso é muito bom. É sinal que o governo Wagner acompanha consigo a liberdade de expressão comum a democracia.

Mas sem duvida nenhuma quem mais chamou a atenção para seus anseios foi o Movimento de Luta pela Terra (MLT). Estavam presentes em grande número, diversas faixas e em uma posição estratégica.

O prefeito em seu discurso nada abordou sobre a turma do campo.

O governador destacou algumas faixas e falou muito da segurança. Mas não deu nem um “alô” para as reivindicações do MLT que alegava nas faixas que a Veracel ocupa mais de 15 mil hectares de terras devolutas no nosso município, coisa grave para ser apurada. Pelo contrário, preferiu elogiar a Veracel.

O que quer o MLT? Solicitam estas terras para produzir alimentos.


A imprensa quase na totalidade também deu destaque a questão da violência. Também não deu importância ao assunto.


É o mesmo erro de sempre. Aliviar os sintomas sem atacar as causas.

Um comentário:

  1. Ô Fernando: será que ninguém se manifestou por ter um erro grave nas faixas do MLT ?
    Eles alegam que querem "produzir alimentos".
    Só não explicam que querem "produzir" é a venda dos lotes assim que botam a mão nos papeis de "doação". Seja que papel for que lhes dê a posse, mesmo precária.
    Esse assunto merece muito mais reflexão para ser resolvido que simples "faixas reivindicatórias".
    Quanto ao " aliviar os sintomas sem atacar as causas" eu concordo. É preciso colocar o assunto numa mesa séria para ser discutido. E mesa séria não pode ter "pulíticos" nem servindo cafezinho.

    ResponderExcluir