terça-feira, 27 de outubro de 2009

SINDIMED AO LADO DOS MÉDICOS DE ITABUNA





GREVE DE ADVERTÊNCIA MOBILIZOU MÉDICOS DE ITABUNA

Logo pela manhã, uma manifestação na porta da Prefeitura marcou as atividades da greve de advertência em Itabuna, no dia 22 de outubro. Médicos e trabalhadores de outras categorias foram reivindicar do prefeito providências para que a população de Itabuna receba melhor atendimento. Entre as reivindicações dos médicos estão melhores condições de trabalho e espaços físicos mais adequados ao atendimento.

Ao final da manifestação uma comissão de médicos, com a presença do vice-presidente do Sindimed, Francisco Magalhães, foi ao gabinete do prefeito, Jose Nilton, para discutir os problemas da categoria no município. Entretanto, segundo informação da secretária, o prefeito ainda não havia chegado. A comissão então protocolou um pedido de audiência, e o gabinete ficou de retornar o contato para confirmar a data.

A enrolação do secretário:

Os médicos de Itabuna já perderam a conta de quantas vezes o secretário de Saúde do município, Antonio Vieira de Souza, prometeu e não cumpriu o pagamento de um reajuste salarial da categoria. Desde junho que o secretário enrola. Todo fim de mês é a mesma coisa, promete que sai o reajuste, declara isso publicamente, mas quando chegam os contracheques, os salários estão inalterados.

O delegado regional do Sindimed, Teobaldo Magalhães, chegou a acionar o Ministério Público do Trabalho, pedindo providências contra a irresponsabilidade do secretário. Mas nem isso acabou com a desfaçatez do secretário Vieira, que pediu para que fosse dado prosseguimento ao questionamento na Justiça como condição para a aplicação dos reajustes. Entretanto, tão logo o Sindimed cancelou o pedido de audiência no Ministério, o secretário Vieira mudou o discurso e manteve o arrocho dos salários.

Além do aviltamento da remuneração e das condições de trabalho, os médicos também enfrentam perseguições e retaliações sempre que questionam a má gestão da Saúde no município. O próprio delegado do Sindimed foi demitido do Samu depois que assumiu a linha de frente da luta pela recomposição dos salários dos médicos de Itabuna.

Desrespeito ao Conselho Municipal de Saúde:

Em plena reunião do Conselho Municipal de Saúde, no dia 3 de setembro, após afirmar que a prefeitura já dispunha dos recursos necessários, o secretário de Saúde de Itabuna chegou a assinar documento determinando o pagamento do reajuste dos médicos. Tudo encenação. Terminou setembro, entrou outubro e nada de correção salarial.

Diante de tantas mentiras, não há mais espaço para o diálogo com o secretário Vieira.
A partir de agora o Sindimed só conversa diretamente com o prefeito Jose Nilton e, de preferência com a presença do Ministério Público, cujos procuradores já se dispuseram a intermediar as negociações.

O Sindimed voltará a informar o andamento da mobilização, tão logo esteja agendada a reunião como prefeito de Itabuna.

Publicada em: 26/10/2009
(SINDIMED)

Nenhum comentário:

Postar um comentário