quinta-feira, 2 de abril de 2009

A DENGUE É CARNAVAL


Tenho evitado falar sobre a Dengue. Fiz essa opção para não ser desgracioso. Mas um amigo virtual acabou me instigando a escrever.

Estou acompanhando a iniciativa do Dr. Eduardo Leite (autor do livro "HCA Política e Corrupção na Saúde"). Com sua determinação de não ser mais um omisso, está entrando com uma peça bem fundamentada no Ministério Público com o objetivo de adiar a “Micareta de Feira de Santana” em razão de que o quadro da Dengue que poderá afetar ainda mais a situação já crítica, como ele diz, da saúde naquele município.

Seu raciocínio segue a linha de que as cidades que insistiram em realizar suas festas neste período tiveram um agravo enorme. Entre os exemplos estão Salvador, Itabuna e Porto Seguro.

O Ministério Público já teceu severas críticas a Prefeitura de Itabuna pela realização de seu carnaval antecipado.

Ai entro eu.

Ora! É sabido que a Dengue tem data para começar e data para terminar. Portanto totalmente previsível. O Governo Federal diz que cumpriu com suas obrigações. Responsabiliza Governos Estaduais e principalmente os Municípios.

Em sendo verdade...

Pessoas morreram, famílias estão enlutadas. Outras tantas passaram por momentos de sofrimento, angústia e aflição.

Municípios que passaram por mudança política alegam culpa entre os que governavam e os que agora governam. Municípios que não trocaram ninguém não podem nem abrir a boca para falar nada.

A culpa é do povo?

Cabe mesmo ao Ministério Público dar uma boa resposta para os que pagaram seus impostos e principalmente aqueles foram atingidos diretamente

Quem são os responsáveis pelas mortes, Promotor?

Aos que querem agora disfarçar irresponsabilidades e ficar fazendo "festa agora para inglês ver", é querer chegar ao extremo da irresponsabilidade.

Vamos sair do flash, apagar os holofotes. Agora falta pouco.

A Dengue não é carnaval.

3 comentários:

  1. É um assunto muito sério.
    Esses mosquitos tem feito a festa.
    E a população não anda se divertindo nada com isso.
    Já que as autoridades não fazem nada, a população tem que se unir.
    Evitem água parada.
    A dengue infelismente "MATA".

    Patricia Maia

    ResponderExcluir
  2. MAIS DE VINTE MIL CASOS REGISTRADOS, MAIS DE 22 MORTES. A DIFICULDADE DE ACESSO À ÁGUA,E SEU ARMAZENAMENTO INADEQUADO É A CAUSA DO SURTO(DISSERAM NA IMPRENSA NAC.). NÃO FALAM DOS CRIADOUROS DO MOSQUITO,DA FALTA DE RESPONSABIILDADE SOCIAL DAS AUTORIDADES.ORA, NUMA REGIÃO ONDE FALTA EDUCAÇÃO PRA TUDO O POVÃO VAI SABER O QUE É SERIO E COMO COMBATER O MOSQUITO? SE A ÁGUA QUE É BASICA ELES NÃO TEM, IMAGINEM SE VAÕ ACREDITAR QUE UM MOSQUITO PODE MATAR. NÃO SERIA HUMANO A GENTE QUERER QUE ELES FIQUEM SEM ÁGUA. OU ENTÃO AS AUTORIDADES PROVIDECIEM QUE A ÁGUA LHE CHEGUE DE UM MODO LIMPO E SEGURO.

    ResponderExcluir
  3. Mais uma vez parabens pelo seu trabalho acho muito legal uma pessoa que nao e nascido e criado na Bahia se mostrar tao preocupado com a populacao que hoje vc faz parte, admiro sua dedicacao e total disponibilidade em discutir assuntos tao importantes como a saude vc abracou a Bahia com tudo.
    Eu morei em Salvador 1 ano e 2 meses e pude ver de perto a festa maravilhosa que e o carnaval e pude ver tambem tamanho descaso com a populacao pobre dos bairros de periferia, casa cujo o telhado era de bambu com plastico uma coisa imprecionante a diferenca do alegre e do triste sei que essa diferenca pode ser mudada mas precisariamos eleger pessoas de bem que amam o bem e nao o dinheiro, sera que essas pessoas existem Vc esta fazendo sua parte e seu blog contribuindo p contagiar as pessoas, parabens Fernando.Um grande abraco.

    ResponderExcluir