quarta-feira, 28 de setembro de 2011

CONVOCAÇÃO URGENTE: 25 de outubro. Dia de Mobilização dos Médicos do SUS

Brasília-DF, 28 de setembro de 2011.

Caro (a) colega,

A Comissão Nacional Pró-SUS (AMB, CFM e FENAM) convoca as entidades e lideranças para a mobilização dos médicos do sistema público de saúde, no próximo dia 25 de outubro.

Após a grande repercussão do movimento por melhores honorários na saúde suplementar, em 7 de abril e 21 de setembro, chegou a hora de também expor para a sociedade a situação dos médicos do SUS.

Na última reunião ampliada da Pró-SUS, em Brasília, dia 27 de setembro, foram definidos os seguintes eixos norteadores da mobilização de 25 de outubro:

1. Os pontos balizadores nacionais do dia 25 de outubro são: Mais recursos para saúde; Melhor remuneração no SUS. Melhor assistência à população. Alem disso, os desdobramentos como PCCV , concurso público, carreira de estado e tabela SUS ( CBHPM no SUS ) .

2. Caberá aos Estados e municípios definir as ações locais para a mobilização do dia 25 de outubro, considerando inclusive que a realidade dos médicos do SUS é heterogênea.

3. A Comissão Nacional Pró-SUS recomenda a reunião de Comissões Estaduais de mobilização e organização das atividades do dia 25 de outubro, compostas pelas Associações Médicas, Conselhos Regionais de Medicina, Sindicatos Médicos e Sociedades de Especialidades Médicas;

4. Divulgação, desde já, para os médicos e população, em todos os veículos disponíveis (jornais, revistas, portais, newsletter, redes sociais e outros), da mobilização do dia 25 de outubro.

5. Organização, no dia 25 de outubro, a critério das entidades médicas locais e estaduais, de paralisações, atos públicos, passeatas, fiscalizações em serviços caóticos, coletivas de imprensa, audiências em Comissões de Saúde de Câmaras Municipais e Assembléias Legislativas, e plenárias de médicos que atuam no SUS. Nessas atividades, podem ser envolvidos o Ministério Público, Conselhos Municipais e Estaduais de Saúde, parlamentares, movimentos de usuários e pacientes, dentre outros parceiros do movimento médico.

6. Articulação com entidades representativas, diretores clínicos e diretores técnicos de hospitais e Santas Casas, visando a adesão e participação dos estabelecimentos na mobilização dos médicos do dia 25 de outubro, tendo em vista as reivindicações comuns dos prestadores.

7. Comunicação aos gestores locais do SUS das atividades previstas pelo movimento médico no dia 25 de outubro.

8. Envio à Pró-SUS de informações sobre a situação de remuneração e condições de trabalho dos médicos, problemas da gestão e da assistência oferecida à população na rede pública. Solicitamos que sejam definidos pelas entidades médicas os piores serviços ou hospitais públicos de cada Estado, com descrição das principais mazelas. Tais dados são fundamentais para a produção de “dossiê” de divulgação nacional.

9. Envio à Comisão Nacional Pró-SUS, até o dia 11 de outubro, de informes sobre as ações e atividades de mobilização previstas.

Em breve a Pró-Sus enviará às entidades novos informes, conteúdos e materiais de divulgação sobre o dia 25 de outubro.

O sucesso da mobilização no dia 25 de outubro é fundamental para dar visibilidade à precariedade da situação dos médicos do SUS e demonstrar para a sociedade o compromisso da classe médica com a construção de um sistema público de qualidade e acessível a todos.

Pedimos, portanto, o máximo envolvimento e colaboração de sua entidade.

Atenciosamente,

AMB CFM FENAM

Contato : prosus@portalmedico.org.br

terça-feira, 20 de setembro de 2011

ATENDIMENTO MÉDICO ATRAVÉS DOS PLANOS DE SAÚDE SUSPENSO A PARTIR DO DIA 21

Os médicos baianos decidiram que vão paralisar o atendimento eletivo aos usuários de planos de saúde, por uma semana, a partir desta quarta-feira, dia 21 de setembro. Ao final da paralisação (27 de setembro), os médicos farão nova assembleia para um balanço do movimento, quando também definirão as novas ações para fazer com que os planos valorizem o trabalho médico e a população que é atendida através dos convênios.

Os critérios para escolha do foco da paralisação na Bahia foram três. Primeiro os planos que não negociam com a Comissão Estadual de Honorários Médicos: Amil, Medial, Hapvida, Norclínicas/Intermédica, Life Empresarial; em seguida, os planos que não cumprem o acordo que foi assinado com a Unidas em 21 de julho: Geap, Promédica, Cassi, Petrobrás; e por fim, os planos que insistem em apresentar propostas irrisórias: Golden Cross e Promédica.

Ações na Justiça também serão movidas contra os planos que não negociam e que já foram notificados judicialmente.

Desrespeito ao acordo Unidas

A CEHM vai entrar imediatamente com a ação de cumprimento de acordo, com pedido de liminar, para a Geap, Cassi e Petrobrás. E fará reunião com Ministério Público e Procon, dando ciência sobre a posição desses planos em descumprir o acordo com a Unidas, atitude que pode trazer sérias consequências para os usuários.

Os planos que serão paralisados são: CASSI – PETROBRÁS – GEAP – AMIL – HAPVIDA – MEDIAL - INTERMEDICA/NORCLINICAS - LIFE EMPRESARIAL – PROMEDICA - GOLDEN CROSS

PROGRAMAÇÃO DO DIA 21 DE SETEMBRO

Concentração, a partir das 10h, na ABM (Rua Baependi, 162 – Ondina).

10h – Coletiva de imprensa.

11h – Debate: Mercantilização da Saúde.

12h – Acarajé com arte: exposição de médicos com seus cordéis e cartoons sobre Medicina Humanizada.

13h – Com este honorário, só rindo! Performance dos Terapeutas do Riso.

14h – Paralisação de repente: apresentação de repentistas.

15h – Médico tem arte: apresentação musical.

16h – CBHPM bota a banda na rua: caminhada musical até a nova Praça de Ondina.

* Correio eletrônico: Sindimed

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Planos de saúde - Convite

Salvador-Ba, 10 de setembro de 2011.


Prezado colega:

As operadoras de planos e seguros de saúde, nos últimos dez anos, reajustaram nossos honorários muito abaixo da inflação do período. O valor da consulta, se corrigido pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), seria de R$ 70,00. Se corrigido conforme a evolução do valor do salário mínimo, subiria para R$ 130,00. Isto ocorre porque eles reajustam anualmente as mensalidades dos usuários, nossos pacientes, mas não repassam reajuste proporcional aos honorários dos médicos, surgindo daí este grave desequilíbrio financeiro que ameaça fechar as portas de nossos consultórios, clínicas e hospitais.


Para que este cenário se reverta, é fundamental nosso apoio à Comissão Estadual de Honorários Médicos, constituída por colegas honrados, para negociar os nossos reajustes. Os médicos, em assembléia, decidiram paralisar por 7 dias, a partir de 21 de setembro, os atendimentos a aqueles planos que mais se mostraram insensíveis à negociação dos reajustes.

Peço-lhe, que além de aderir a este justíssimo e inadiável movimento de luta, que repasse esta carta a todos os seus colegas de sua rede de relações, reforçando para eles a importância de suas adesões e participações.

Se puder, também compareça às assembléias. Sua presença, opinião e incentivo são muito importantes.

Jecé Brandão, gastroenterologista; representante dos médicos da Bahia no Conselho Federal de Medicina.