domingo, 30 de maio de 2010

MÉDICOS DIZEM QUE O 15º ENAI INCLUIU TEIXEIRA DE FREITAS NO CENÁRIO CIENTÍFICO DA BAHIA


No último sábado, dia 22 de maio, a cidade de Teixeira de Freitas foi palco do 15º ENAI - Encontro de Anestesiologia do Interior da Bahia, que trouxe o Seminário de Medicina Perioperatória e Emergências. O evento foi uma realização da SAEB - Sociedade de Anestesiologia do Estado da Bahia, em parceria com a Unimed Extremo Sul e a Secretaria Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas.

A médica Cidália Auad, anestesiologista em Teixeira de Freitas, membro ativo da Saeb e delegada em exercício no extremo sul do Conselho Regional de Medicina, abriu o evento agradecendo aos membros da Saeb, pela oportunidade para realização deste encontro em Teixeira de Freitas. Agradeceu também a participação expressiva da sociedade médica do extremo sul da Bahia, bem como a inscrição de outros profissionais da saúde. A Dr.ª Cidália ressaltou que o evento foi um marco na história da medicina do extremo sul, iniciando uma nova era de atualizações e de inclusão da região no cenário científico da Bahia.

Dentre as quase 200 inscrições encontravam-se médicos de várias especialidades, representando toda região do extremo sul, inclusive de Eunápolis e dos municípios da 9ª DIRES, enfermeiros, estudantes de enfermagem, biomedicina e fisioterapia. Todos participaram com entusiasmo e aproveitamento, atualizando e adquirindo mais conhecimentos no atendimento em emergências médicas durante palestra sobre as novas diretrizes na ressuscitação cardiopulmonar, com apresentação prática da médica doutoranda Roseny Rodrigues, em manequim cedido pela FASB.

Os temas foram abordados pelos 6 palestrantes, mestres e professores da SAEB, Hugo Eckener Cardoso, Jedson Nascimento, Luciano Garrido, Márcio Henrique Barbosa, Roseny Rodrigues e Vera Lucia Azevedo, acompanhados do vice-presidente da Saeb, Dr. Adhemar Chagas Valverde e do seu presidente Dr. Marco Guerra, que destacou a importância deste evento para a região do extremo sul, ressalvando o interesse dos profissionais locais por mais conhecimentos e melhores condições de trabalho.

Ao final do evento os participantes receberam Certificado da Saeb, com validação para crédito de título e com carga horária de 10 horas para os estudantes. O vice-prefeito Hosmário Ferreira, esteve presente e proferiu palavras de incentivo a este projeto, parabenizando a iniciativa e reforçando a importância de se vencer as distâncias para trazer mais conhecimento à região.

Na sexta-feira, 21, a direção da Saeb se reuniu com diretores técnicos de hospitais de Teixeira de Freitas e Itabatã, quando o Dr. Jedson Nascimento, que é professor da Universidade Católica de Salvador, Dr. Márcio Henrique Barbosa, diretor científico da Saeb, e o presidente da Saeb, Dr. Marco Guerra discorreram sobre a importância da Consulta Pré-anestésica para diminuir o risco cirúrgico dos pacientes, solicitando que os hospitais implantem consultórios de Pré-anestesia em atendimento às Normas da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, um grande avanço para a medicina do Extremo sul Baiano.

Na oportunidade o vice presidente da Saeb, Dr. Adhemar Chagas Valverde, convidou os anestesiologistas presentes para a 23ª JORBA - Jornada de Anestesiologia da Bahia, dias 24 e 25 de Setembro, na Costa do Sauípe, Salvador.

Por fim, o presidente Dr. Marco Guerra, em nome da Diretoria da Saeb, convidou Dr. Adhemar Chagas Valverde para entregar uma placa de agradecimento e reconhecimento à médica anestesiologista Cidália Auad com a seguinte descrição: "A Sociedade de Anestesiologia da Bahia presta homenagem à Dr.ª Cidália Maria Limoeiro de Araújo Auad, por sua dedicação e esmero na organização do 15º ENAI, registrando, com a entrega desta placa, o agradecimento e reconhecimento pelo seu grande trabalho desenvolvido, tornando possível a realização de mais um Encontro de Anestesiologia do Interior da Bahia, neste ano, na cidade de Teixeira de Freitas. Diretoria da SAEB”.

Também foram agraciados os patrocinadores e parceiros que tornaram possível o Seminário: Unimed Extremo Sul representada pelo presidente Michel Correia Auad e seus diretores Cláudio Ferreira Chagas e Ronaldo Silva, Secretaria Municipal de Teixeira de Freitas na pessoa do secretário Geraldo Magela, representado pelo Vice-Prefeito Hosmário Ferreira e Laboratório Cristália, representada pelos senhores Arnol e Isaías.

Ainda foram lembrados: o Laboratório Braun, representado pelas Senhoras Cláudia Pereira e Siméia, Hospital São Paulo, representado pelo médico cardiologista João Bosco, Cenarium Eventos, representado pelo senhor Dênio, FASB na pessoa do seu diretor administrativo Wilson e professores Lilian e Roberto, além da Decoração Rebouças, Pousada Lord, Gil Som, Arte e Festa, e pelas secretárias voluntárias do evento, Senhoras Magna Lima, Tawana Passos e Thalita Alves.


Enquanto isso em Eunápolis...

segunda-feira, 24 de maio de 2010

RESULTADO DA REUNIÃO SOBRE OS PLANOS DE SAÚDE

A assembleia dos médicos e médicas da Bahia que discutiu a relação profissional com os planos de saúde, realizada na noite de quarta-feira, 19 de maio, foi unânime em apontar o desrespeito das operadoras frente aos profissionais e aos usuários.

Diante dos abusos que se acumulam, a assembleia convocada pelas três entidades médicas baianas – ABM, Cremeb e Sindimed -, decidiu encaminhar às operadoras um documento apontando e exigindo a imediata correção das distorções, estabelecendo um prazo de 60 dias para o saneamento dos problemas.

Os depoimentos das lideranças que vem negociando reajustes, tabelas e relação de trabalho com as operadoras ao longo de anos, mostrou que a via da negociação está esgotada. Os planos simplesmente não respeitam os médicos nem os usuários. O documento final da assembleia será publicado em breve nas páginas da internet das entidades médicas e sociedades de especialidades.

Dados estatísticos apresentados pela Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e pela Associação Médica Brasileira (AMB), evidenciam a política de desvalorização do trabalho médico que é praticada pelos planos de saúde, com a anuência da Agência Nacional de Saúde (ANS), órgão que deveria zelar pelo equilíbrio nas relações entre os diversos setores que atuam no campo da saúde no País.

Só para citar um exemplo, no período de 10 anos, desde que a ANS foi criada (em 2000), os planos de saúde já aplicaram um reajuste de 131% nas mensalidades pagas pelos usuários nos contratos individuais, no mesmo período em que o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor) ficou em 90,73%. Enquanto isso, o reajuste dos honorários pagos aos médicos foi de apenas 60%, ou seja, menos da metade do que foi autorizado pela ANS para a cobrança dos usuários.

Os gastos com honorários dos planos de saúde, entre 2000 e 2009, caíram de 40% para 20% da receita das empresas. A diferença foi convertida em lucros, repassados aos acionistas, numa transferência perversa de capital que concentra cada vez mais a renda nas mãos dos grandes grupos que comercializam a saúde no Brasil.

Enquanto isso, todas as tentativas do movimento médico em garantir uma legislação que assegure a correção anual dos honorários foram frustradas pelo lobby das operadoras que atua no Congresso Nacional. Segundo depoimentos de lideranças presentes à assembleia, a articulação urdida na mercantilização da saúde no País é tal que parte dos integrantes da ANS é composta de pessoas ligadas às operadoras, inclusive ex-diretores de planos de saúde.

A Comissão Estadual apresentou propostas de ação que foram enriquecidas pelos presentes. Confira as propostas aprovadas:


· Reivindicação de honorários de R$80,00 para consultas médicas;

· Realização de campanha nacional de esclarecimento ao público sobre o movimento médico;

· Determinação de que os pacotes de honorários médicos acordados entre sociedades de especialidades operadoras devem respeitar os valores definidos pela CBHPM nunca acordando honorários mais baixos;

· Obrigação de os médicos auditores das operadoras obedecerem ao Código de Ética Médica, garantindo a autonomia do ato médico;

· Seguir uma estratégia de descredenciamento gradual das operadoras por parte de algumas especialidades médicas, caso as reivindicações não sejam atendidas;

· Realizar negociações com operadoras apenas através das sociedades de especialidades ou da Comissão Estadual de Honorários Médicos, e nunca individualmente.

Fonte: Ascom - Cremeb com informações do Portal do Sindimed

quarta-feira, 19 de maio de 2010

M B A EM GESTÃO DE SAÚDE

Iniciei-me no último sábado em Teixeira de Freitas no PITÁGORAS PÓS GRADUAÇÃO em MBA de GESTÃO DE SERVIÇOS DA SAÚDE.

A primeira impressão foi muito boa.

Instalações, orientações, serviços de apoio não deixaram a desejar.

A turma me pareceu muito legal. Participativa e receptiva. Isso é importante.

Nossa primeira “professora” Flávia deu conta da sua parte nos trazendo de forma agradável, novos conceitos e conhecimentos.

Promete.

Serão aproximadamente 18 meses de novos saberes.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

DILMA SOBE. E AGORA?

...

"Serrinha Paz e Amor"

Porém é outro fator que entusiasma os comunicadores de Dilma. O entusiasmo, só percebido nas entrelinhas, por temor do salto alto, vem da percepção de que o presidenciável do PSDB-DEM-PPS, José Serra, está metendo os pés pelas mãos, sem encontrar um discurso que lhe permita ser o candidato da mudança em uma disputa onde o eleitor quer a continuidade. Os números ds pesquisas, nessa interpretação, são apenas uma consequência.

Desde o discurso em que oficializou sua pré-candidatura, em 10 de abril, Serra escolheu um caminho esquisito. Só tem elogios para o atual governo e o presidente Lula, que considera "acima do bem e do mal" e "um fenômeno".
...

* Do vermelho.org.br

E VEM AI O PRÊMIO DE COMBATE A FOME E O CASO IRÃ...

Não perca as próximas pesquisas...

PARTOS COM SERVIÇO DE ANESTESIOLOGISTA E PEDIATRA NA SALA DE PARTO


DIRETOR TÉCNICO: FERNANDO CORRÊLO (CREMEB 12 165)

sexta-feira, 14 de maio de 2010

COMO POSSO ME CALAR?

Perfeito,

Objetivo alcançado.

Recebi diversos emeios sobre a postagem da NOVA POLÍTICA.

De diversas partes do país. Incrível esta internet.

Selecionei duas, até o momento.

A primeira vem de Aracajú (SE).

Vou reproduzi-la primeiro pois foi enviada pela participação no blog. Portanto autorizada.

Ela esta perfeita.

A segunda ainda estou aguardando a autorização do autor para postar com seu nome.

Se demorar, posto anônimo. Mas também está ótima.

Vamos nos delíciar? Vem de um da União Nacional dos Estudantes.

Administro com muita cautela essa “nova política” que tanto tem nos congelado a espinha, que de velha não tem nada e nos demanda muita virtù, como diria Maquiavel em ‘O Príncipe’. A tese do último congresso nacional do nosso partido faz límpidas referências à relevância desse “novo momento”, a concepção dessas estratégias políticas é algo, de fato, extraordinário, muito desenvolvido, ao ponto de suscitar muitas incompreensões, inclusive de militantes tradicionais e emotivos por demasia, daqueles que se expressam com o coração à boca. Não que estejamos virando as costas ao nosso passado e desdenhando da nossa irrepreensível ideologia, mas, acredito precipitadamente, que esta nova conjuntura é o adubo pra nossa proliferação.

O problema é que esses conceitos são tão desenvolvidos e tão minuciosos que nos é necessário mais embasamento e condicionamento do que significa isso e de como fazê-lo. Estou incauto, pois a princípio, nos é paradoxal o uso de instrumentos e mecanismos capitalistas pra vencer o capitalismo em longo prazo.

Penso que nossa representatividade se não assar bem esses novos alimentos, corre o risco de contaminar-nos, e aí assim, teríamos que jogar fora toda nossa safra. Tenho visto pelo país alguns exemplos mal sucedidos dessas práticas, alguns que se deixaram contaminar e se viciaram, outros que passaram a perseguir os próprios correligionários por suas “incompreensões” e outros que já estão preconizando e educando distorcidamente nossos pares (sem generalizar e excetuando os bem sucedidos que ainda estão em curso). Enquanto isso, eles (os peçonhentos neoliberais) continuam tentando assegurar os seus interesses, continuam providos dos mesmos mecanismos, mas é evidente que eles têm ciência do que está se passando, afinal são séculos de exploração e o empirismo lhes deve trazer alguma experiência, a grande dúvida é quem de nós é que está sendo usado, quem é o instrumento dessa história? Minha fé é que estejam apenas exprimindo as últimas gotículas enquanto o tempo é hábil.

Sobre o assunto.

Aqui em Aracaju, nossa capital comunista, tive a infelicidade de nos ver dividir o mesmo palanque com Albano Franco (PSDB e ex senador várias vezes, governador e deputado) que é oriundo da ARENA, que tanto nos perseguiu e nos torturou na ditadura, inclusive muitos comunistas daqui de Sergipe foram exilados, presos e mortos a mando deste cidadão. O PSDB compôs o nosso governo municipal após a vitória nas urnas e o supracitado cidadão foi cortês e distribuiu sorrisos até onde lhe foi conveniente, hoje nós vemos os preciosos minutos de sua TV (Globo em Sergipe) e as páginas de seus jornais impressos vomitando maldizeres da prefeitura (ah claro! ele anunciou coligação com o DEM nessa próxima eleição).É mesmo um ecossistema complexo! Enquanto ele tenta assegurar o seu continuísmo político, Aracaju vai se sustentando com o título de cidade com a melhor qualidade de vida do país, as praças estão sendo construídas, ruas calçadas, saneamento chegando às fronteiras, conjuntos habitacionais se multiplicando, saúde educação chegando a uma população explorada... Nacionalmente, criaríamos PROUNIs, REUNIs? Investiríamos tanto em educação, conscientização? Existiriam as Bolsas Família, os financiamentos habitacionais, microempresariais? As classes mais pauperizadas ascenderiam tão rapidamente, teriam, gradativamente, tantas oportunidades? E o Brasil emprestando ao FMI, o superávit do país, a estabilidade inabalada?

Depois de camuflar nossos princípios vem a crise existencial: é horripilante com eles, mas sem eles, até onde poderíamos chegar?

Saudações da União Nacional dos Estudantes à minha terra natal Eunápolis.

Thiago Dhatt


quinta-feira, 13 de maio de 2010

ENCONTRO DE ANESTESIOLOGISTA DO INTERIOR DA BAHIA


Com objetivo de atualizar profissionais do Extremo Sul e consequentemente inserir nossa região no cenário de grandes eventos científicos do Estado e do Brasil, além é claro do principal, que será a integração em conhecimento, amizade e união de classe, será realizado em Teixeira de Freitas o 15º Encontro de Anestesiologia do Interir da Bahia (ENAI).

Programado para o dia 22 de maio (local, hora e demais dados é só clicar nas imagens e se inteirar).

Os temas serão curtas e práticas do tipo "COMO EU FAÇO".

Com palestras de professores, mestres e doutores em anestesiologia proferindo sobre a boa medicina perioperatória que irá ajudar a reduzir custos hospitalares, custos dos convênios que se refletirão nos custos dos usuários os reduzindo. Por exemplo, reduzindo casos de suspensão de cirurgias de pacientes internados e que não terão condições de serem operados.

O curso atinge não somente os anestesistas, mas todos profissionais envolvidos com as urgências e emergências em várias especialidades.

Eu como Obstetra estarei lá.

Estudantes do último ano de enfermagem da região também estarão sendo convidados a participar pois serão nossos aliados nestes momentos importantes de nossa atividade.

Veja as imagens e se delicie com os temas abordados.

À frente do evento esta a Dra Cidália Auad.

Nos encontramos lá.

ESSE MINISTRO É MUITO BOM

A entrevista do Ministro Juca Ferreira (da Cultura) na edição do último domingo da Revista Muito, encarte do Jornal A Tarde foi simplesmente...

Muito, muito, muito boaaaaaaaaaaaaaaaaa...

A muito não leio uma entrevista assim.

DIVAGANDO



Ufa!

Depois de divagar sobre a NOVA POLÍTICA, resolvi que não irei mais me pronunciar nos próximos tempos sobre este assunto.

É que após a minha auto-análise descobri que não levo jeito para profeta.

E pior. Minha sensibilidade para analista político é semelhante a um cão daqueles bem grandões, tão feliz ao ver o dono, em uma sala cheia de cristais.

Imagina a cena.

Um estrago.

Melhor é mesmo fazer como a grande maioria. Vou subir no muro. Muito embora que eu concordo com quem diz que os que ficam em cima do muro, são um monte de idiotas.

Vou me juntar a eles
.

Vou ficar divagar.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

O GOVERNADOR VEM AI. A DIREITONA E A ESQUERDA ESTARÃO JUNTAS NO PALANQUE. É A NOVA POLÍTICA.


Agora no dia 22 (breve) o governador estará aqui em Eunápolis conforme ele anunciou hoje nas rádios do prefeito de Eunápolis (segundo o povo comenta na rua) para cumprir o primeiro de abril e outras promessas.

Acompanho a oposição aqui na cidade que foi atropelada pelas "articulações" de gabinete da turma lá da Bahia do Norte.

Espero ansioso para observar o palanque armado aqui na vinda do governador.

Quem estará lá em cima?

E não me venham com "causa" não.

Antes da CAUSA tem a HONRA.

E sem essa de nova política do exemplo de LULA.

Se isso for exemplo. PARLAMENTARISMO JÁ.

Continuando...

A turma mora lá. Eu moro aqui no EXTREMO SUL.

Vamos passar a limpo a política de Eunápolis na vinda do governador.

Uma foto da vereadora Ruth (aliada do prefeito) abraçada com o governador em um momento que tiraram o mandato do vereador Lucas Leite do PT (Partido do Governador) precisa ser explicada aos militantes simpatizantes e a população de Eunápolis.

A história está sendo escrita.

Eu não estarei lá a depender do provável.

* Chegou até aqui?

Legal.

Alguns de vocês devem estar pensando que direita e esquerda não existe mais. Isso é pensamento retrográdo. Que a nova política de alianças... Blá Blá Blá Blá...

Entendo tudo isso. E sei que sou incapaz de escrever tudo que realmente penso. As letras ainda para mim, não alcançam as palavras ditas com argumentação.

Mas não concordo com nada disso ai.

Quando se pergunta a alguém, principalmente do PT sobre essa safadeza, eles dizem:

"Saberemos separar o jóio do trigo".

Ingênuos?

Pensam iludir os que não gostam de cheiro do povo?

A direitada sabe que esta sendo usada. E se aproveitando da situação. Assim que tiverem oportunidade, se juntarão novamente.

Vocês não os enganam não. Vocês se enganam.

Mais uma vêz...

A história está sendo escrita.

- Dá licença para eu falar minhas bobagens? Não estamos em uma democracia? Então pronto?

hua hua hua... Como diria um internauta jovem...












CÂMARA DE VEREADORES É SUBMISSA AO PREFEITO DE EUNÁPOLIS



Essa eu recebi do emeio da acessoria do VEREADOR LUCAS LEITE:

O único compromisso da Câmara de Vereadores de Eunápolis é com o Prefeito Robério Oliveira, a subserviência dos vereadores da situação é tamanha, que eles ignoram completamente o seu papel institucional, não fiscalizam e as proposições legislativas são pautadas na agenda do executivo, comportamento que enfraquece o poder legislativo. A única coisa que eles fazem são indicações, que são meros pedidos que o executivo, na maioria das vezes, não atende, além de projetos para distribuição de título de cidadão, para tentarem fazer média com empresários e/ou personalidades do município.

Uma Câmara como essa não se pode esperar grande coisa, a maioria dos vereadores pensam apenas nas migalhas que o prefeito lhes oferecem (alguns empregos, jantares, atendimento a pedidos pessoais...), sobras do banquete e da farra que o executivo municipal vem realizando com o dinheiro público, tudo com a conivência da maioria dos edis.

Eunápolis, neste momento que completa 22 anos de emancipação, tem muito pouco a comemorar, a dívida social refletida na violência, no sucateamento da saúde e da educação, no desemprego crescente, na falta de políticas públicas voltadas para as crianças, juventude e idosos, a falta de saneamento básico e de infra-estrutura na maioria dos bairros e a corrupção desenfreada que assola o município, demonstra que Eunápolis precisa resolver muitos problemas, ganhar muitos “presentes” para comemorar seu aniversário com festa e alegria.

O vereador Lucas Leite, afastado temporariamente da Câmara, por defender os interesses de Eunápolis e denunciar as mazelas do Prefeito, logo estará de volta para continuar cumprindo o seu papel, mostrando para a sociedade como deve comportar um representante do legislativo, frente a uma administração leviana, corrupta e sem compromisso com o povo da nossa terra. Mostrando, principalmente, para todo povo Eunapolitano que não podemos perder a esperança.


Mandato Popular do Vereador Lucas Leite

Eunápolis, 11 de maio de 2010

HOJE É DIA DESSA PROFISSÃO ESPECIAL!

Se unão mais. Se discutão mais. Se valorizem mais...

* Observação:

Viu como este ano não tiveram faixinhas para vocês na cidade.

Não é ano de eleição local...

Acordem viu.

E olham que tem puxa prá caramba ai.


NO TEMPO DO LIVRO - MUITO BOM




A TARDE - 09/05/1O

Ah, nem conto a vocês como era, fico com medo de acharem que estou mentindo. Mas sei que não estou, quando lembro o dia começando a se esgueirar por entre as frestas dos grandes janelões do casarão térreo em que morávamos, e eu, menino de oito ou nove anos, pulando afobado da cama, para mais uma vez me embarafustar pelo meio dos livros. Quase febril, ansioso como se o mundo fosse acabar daí a pouco, eu nem sabia com quem ia me encontrar e aonde viajaria, em nova manhã encantada.Não havia problemas para eu me embolar com os livros, porque eles não só estavam junto à minha cama, mas espalhados da cozinha ao banheiro,em estantes para mim altas como torres, algumas das quais tão pejadas que volta e meia estouravam, viravam cachoeiras de papel e vinham abaixo, dando a impressão de que as paredes e o chão se dissolviam em livros.

Problema havia na escolha, porque nenhum deles era proibido por meu pai, a não ser, como muito depois ele me contou, os que ele queria que eu lesse, me escondendo sem saber que tinha caído num ardil. Podia ser mais um volume da coleção de Tarzan que eu já tinha lido praticamente toda e não acabava nunca, porque repetia os favoritos. Não, talvez o Dom Quixote, em dois tomos imponentes que eu mal conseguia sopesar e cheio de palavras portentosas que eu não compreendia e não ousava me esclarecer com o velho, porque já conhecia a resposta.

- Dicionário, jumento bípede - respondia ele.

- E copie o verbete parame mostrar depois.

- O que é verbete?

- Dicionário, miolo ralo. E copie esse também.

As gravuras de Gustave Doré que ilustravam as desditas do engenhoso fidalgo, em imagens cheias de sombras e figuras desconhecidas, me metiam medo mas eram irresistíveis e, mesmo sem entender direito o que aquele livro tremendo me contava, eu sempre voltava a ele e muitas vezes me pilhei devaneando em meio a um descampado e diante decata-ventos, na companhia de um magrelo em seu cavalo ainda mais magro e de um gordo em seu burrico. Mas eu podia preferir ingressar na Legião Estrangeira, relendo Beau Geste ou Beau Sabreur, que me deixavam com sonhos de me alistar assim que completasse vinte anos,para ir viver entre os lendários tuaregues e conquistar o amor da mais linda princesa do deserto.

Ou podia ir para o Sítio do Picapau Amarelo. Quando Monteiro Lobato,ainda hoje, para mim, um dos maiores escritores de todos os tempos, em qualquer lugar, morreu e seu enterro foi mostrado pela revista O Cruzeiro, demorei muito para acreditar. O sítio continuou a existir,do mesmo jeito que o pó de pirlimpimpim, a viagem ao céu, o saci-pererê e toda a mágica que o grande Lobato criou. Tanto assim que peguei um caderno e comecei a escrever novas aventuras de Narizinho,Emília e Pedrinho, até que meu pai olhou minha produção, disse que estava mal escrita, me chamou de plagiário e me mandou ver no dicionário o que isso queria dizer.

Desisti da empreitada, mas persisti em escrever, para desgosto do velho, que até morrer lamentou que eu não fosse tabelião, como ele com toda a razão queria.

Os outros meninos do bairro podiam não morar num mar de livros como eu ou, ainda menos, ter um pai igual ao meu, mas não eram muito diferentes. Jogávamos bola (eu, hoje craque do passado, era fominha),brincávamos de médico com as meninas, fazíamos tudo o que as crianças daquela época podiam fazer, mas todo mundo gostava de ler, porque ler representava a liberdade e a fantasia. Comentávamos nossos heróis,organizávamos empréstimos de livros e gibis e mentíamos esplendidamente, em tertúlias em que acreditávamos nas histórias dos outros, contanto que acreditassem nas nossas - era tudo a verdade de nossas imaginações. A vã memória não distingue mais entre o que eu contava e os outros contavam, mas isso não tem importância. Todos nós,afinal, voávamos com Peter Pan e Sininho e alguns de nós namoraram coma Wendy. Não houve um que não tivesse enfrentado piratas, descido ao fundo do mar, ficado invulnerável a qualquer arma ou invisível à vontade, decifrado códigos secretos, falado todas as línguas e vencido todas as guerras e batalhas. Para isso, não tínhamos mais que os livros, não precisávamos de mais que eles.

Mas isso era naquele tempo. Hoje, como nos informam a toda hora, os livros estão mudando, aperfeiçoam-se cada vez mais. Para ler modernamente, dever-se-á usar um dos muitos leitores eletrônicos que já existem no mercado e que ainda vão surgir. Segundo uma notícia, um desses aparelhos possibilita que seu usuário (não é mais leitor, é usuário) interaja com as chamadas redes sociais na Internet. Suponho que se lê um pedacinho e se manda um comentário via Twitter. Também estarão disponíveis, em breve, livros com trilha sonora e com trechos narrados por voz. Os romances e peças virão com clipes dos cenários descritos pela narrativa, entrevistas com o autor, facilidade em substituir palavras difíceis por sinônimos acessíveis, interatividade com o usuário ("faça seu final, case Romeu com Julieta") - o céu é o limite.

Acredito que, em relação a isso, vale uma comparação com o celular, o qual começou como telefone, mas hoje é máquina fotográfica, batedeira de bolos e ferro de passar e desconfio que está substituindo o(a)parceiro(a) sexual. Admirável livro novo, que faz uma maravilha atrás da outra e nem puxa pela imaginação, tudo já vem imaginado para você.Espero que, tão famosa mente equipado, o usuário ainda encontre um tempinho para ler.

EUNÁPOLIS 22 ANOS. É AJOELHAR E REZAR.


Dei uma viajada na net pelos sítios da região para ver as opiniões e o que comentavam sobre mais um aniversário de nossa Eunápolis.

Nas páginas "Chapa-branca" é uma maravilha só.

Já nas "Marronzinhas", a coisa é bem diferente.

Bem equilibrado e moderado, o sítio de Geraldinho fez um belo apanhado. Vale a pena dar uma passada lá: http://www.redeimprensalivre.com.br/archives/4698

Triste ver fotos que vi no blog Quiprocó do Onça. Veja lá: http://doonca.blogspot.com/2010/05/eunapolis-22-anos-de-emancipacao.html

Logo me resta ajoelhar e rezar pedindo a São Pedro por nossa cidade e que ele abra a mente dos governantes para as questões sociais. Estamos repletos de exemplos que não levamos nada de material conosco.

São Pedro tem moral na praça e vai iluminar essas mentes.

domingo, 9 de maio de 2010

A TODAS AS MAMÃES

Pegando carona na mensagem do CREMEB aproveito pra agradecer todas as minhas clientes que me deram a oportunidade de compartilhar de momento tão especial de vossas vidas.

As demais mamães pelo carinho.

A minha pela graça de me conceber.

E as todas mães que adquiri na vida.

Em especial mãe Irene pela presença sempre que precisei, pela confiança, pelo carinho e respeito.

Obrigado.

sábado, 8 de maio de 2010

AGORA A COISA É SÉRIA

Agora a coisa é séria.

Agora gostei.

Entendo todas as questões que envolvem a nossa justiça eunapolitana e dou razão a um e a outro dependendo de seus argumentos e de sua defesa.

A melhor defesa faz a justiça.

Ou o melhor ataque?

Em ano de copa, no Brasil as coisas só podem ser levadas na desportiva.

Mas voltando a coisa séria, ainda lendo no sítio Imprensa Livre que a OAB Eunápolis vai pedir ao CNJ intervenção no Tribunal de Justiça da Bahia fiquei de pé para aplaudir a direção da nossa OAB.

É dessas coisas ousadas que eu escrevi antes. Das que eu cresci ouvindo da Ordem.

Nada dessa coisinha esdrúxula de ficar brigando por remendo.

Parabéns Dr. Apostolo e demais membros da nova direção da OAB Eunápolis.

Agora sim.

ZÉ DO FORRÓ É O CARA!

Eita!

Que maravilha!

Fui surpreendido pelo camarada Zé (agora) do Forró com a chegada de seu novo CD.

Mais uma cria da terra que merece toda nossa atenção.

Vamos lá Zé.



Conta comigo.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

MARCELA TRAKINAGEM, A MAIS NOVA REVELAÇÃO DA BAHIA

Recebi uma solicitação de um camarada da net para postar sobre a banda.

Li a respeito e quero saber mais sobre a mesma.

Por ser um pedido de alguém da terra que acredita no trabalho da banda, certamente vale a pena observar.

Segue ai a matéria:

Com oito anos de carreira, a banda Marcela Trakinagem surgiu em Salvador e hoje tem agitado multidões nos seus shows por toda a Bahia

Com um repertório que une o autêntico forró nordestino, o forró pé de serra, aos mais novos sucessos do momento e ainda composições próprias que tem caído no gosto do povo, a banda Marcela Trakinagem tem sido considerada a mais nova revelação da Bahia. O estilo diferenciado de fazer forró tem tornado a banda que tem como vocalista Marcela – cujo nome foi dado a banda -, além dos 23 membros, uma das mais requisitadas para eventos em toda a região.

Com oito anos de carreira, a banda Marcela Trakinagem surgiu em Salvador e hoje tem agitado multidões nos seus shows por toda a Bahia, inclusive o Extremo Sul do estado. “Isso é resultado da junção de carisma e competência profissional”, fala o empresário da banda, Messias Filho.


A vocalista Marcela, conta que o profissionalismo tem sido a base para o sucesso conquistado. “Possuímos inclusive estúdio próprio para ensaio e gravação”, conta. Messias Filho complementa que o trabalho da Marcela Trakinagem vem se destacando não só na Bahia, mas no cenário musical brasileiro, com um crescimento espontâneo: “A banda já tocou para públicos acima de 100.000 pessoas, a exemplo do Camaforró, do Carnaval de Salvador, do Carnaval de Porto Seguro, entre outros eventos”. Mais informações no site: www.marcelatrakinagem.com.br

A.I.- Kaline Ribeiro (DRT 1.049-SE)

terça-feira, 4 de maio de 2010

QUEREMOS TRABALHAR



Li nos sítios da região sobre o movimento que a OAB local irá realizar na próxima quinta feira (6) paralizando as atividades em Eunápolis pedindo o retorno dos servidores do município para as varas da Comarca local.

Entendo a grande dificuldade que a remoção dessa turma da vara colocou todos em uma situação difícil.

Advogados, juizes e principalmente os que necessitam da resolução de seus problemas através da lei estão todos prejudicados.

A descisão da Ordem de protestar é louvável.
Mas pergunto?

Por quê essa turma foi afastada da vara?

Atoa?

Só de sacanagem?

Bem.

O que é o certo?

Diz no sítio Radar que uma dirigente da OAB relata:

“O correto é que haja concurso e o Judiciário tenha serventuários concursados. Mas, em razão da presidente do tribunal ter falado que não há previsão de concurso, somos favoráveis à volta dos servidores, uma medida que sabemos ser paliativa, mas é uma maneira de a gente poder trabalhar”.

A Ordem fazendo protesto por medida paliativa não me parece a altura da entidade.

Sempre vi desde pequenino e crescendo fui, vendo a Ordem sempre reta e se manifestando em situações gravíssimas pelo comprimento do que é o correto. Comprando "brigas" que orgulham a nação.

Se há o certo a reivindicar. Creio não caber protesto por paliativo. Por uma maneira de apenas conseguir trabalhar.

Mas vá lá.

Tudo mudou.

Os valores então.

SERÁ?




FOLHA DE SÃO PAULO - 02/05/10


Alguns gostam mais do filho que dá mais trabalho, outros preferem os certinhos, vai entender a cabeça humanaO QUE É QUE faz com que se goste mais de uma pessoa do que de outra? Não estou falando do amor/paixão, apenas do gostar. Aliás, nem sei se é mesmo gostar, ou uma questão de preferir.Tem sempre um filho sofredor, que acha que sua mãe tem outro que é o predileto, o "queridinho"; às vezes é verdade, às vezes não, até porque os prediletos dos pais mudam. Dependendo das circunstâncias do momento, uma hora é um, em outra hora é outro. Alguns gostam mais do filho que dá mais trabalho, outros preferem os mais certinhos, vai entender a cabeça humana.


Quem não sabe que os avós têm seu neto preferido, as tias têm a sobrinha -não adianta negar-, e o que me põe mais curiosa é saber se essas preferências têm a ver com o temperamento, a vivacidade, os gostos comuns, a beleza, ou o quê. Irmãos têm a obrigação de se adorar?Caim morria de ciúmes de Abel; tanto que acabou assassinando o irmão -e nem havia o problema de dividir a herança. Existem irmãos que não se dão bem, nem lembram que o outro existe, mas têm amigos por quem fariam tudo, ou quase tudo.Então, como fica essa história de ter o mesmo sangue? Vale ou não vale, conta ou não conta ponto? Por favor, me respondam, senhores que sabem tudo.


Não sei das estatísticas, mas conheço vários casos de crianças adotadas que, quando um dia foram levadas para conhecer os pais verdadeiros, não quiseram muito saber deles. É bem verdade que essas foram muito bem tratadas pelos pais adotivos, que por acaso -apenas por acaso- tinham bastante dinheiro.E penso: será que é a convivência que cria os gostares, ou é o sangue que fala mais alto? Por isso fico curiosa quando leio nos jornais essas histórias de troca de crianças na maternidade.Quando alguém já se apegou àquele que acha que é seu filho e vem alguém dizendo que houve um engano e troca aquela criança por outra, será que o amor pelo primeiro acaba? E o amor pelo segundo, o verdadeiro, brota espontaneamente só porque uma enfermeira diz que se enganou na hora de botar o esparadrapo na perninha?Claro, agora tem o exame de DNA, mas será que basta essa prova para que os sentimentos nasçam e morram? Será?


E os parentes? Esse é um outro problema. Outro dia vi uma foto -linda, aliás- do pai do presidente Kennedy com seus 24 netos. Imagino que ele não soubesse, e nem podia, o nome de todos; mas será que gostava deles da mesma maneira?Claro que ele adorou quando teve o primeiro neto, o segundo, o terceiro, mas será que o 23º trouxe a mesma emoção? Se ele ainda fosse vivo não adiantaria perguntar, pois ele diria, sem pensar por um só segundo, que sim; mas seria verdade?


Em outros tempos as famílias eram maiores; os que mudaram de cidade, até mesmo de país, não têm noção de quantos primos têm. Se o telefone tocar e for um deles, será que vai ser uma grande alegria ou um grande incômodo?Se pensar que gosta mais da empregada, com quem convive de segunda a sexta, do que de qualquer um deles, está aí uma boa razão para se achar um monstro e pensar: será que existe mesmo essa história de ser do mesmo sangue, pertencer à mesma família, ou isso foi inventado, tanto como inventaram que o amor é eterno? Sei lá.

sábado, 1 de maio de 2010

P....?



Pode ser Paris também.

Rsrsrsrsrsrs...

CORRUPÇÃO NA CÂMARA DE DEPUTADOS É ESPELHO NO PAÍS



A verdade dói...

*Extraído blog: http://doonca.blogspot.com/

P ....?



Nada demais...

Só PORCARIA.

Só isso.

Simples não?!


EU SEMPRE VIAJANDO NA MAIONESE


Eu em Porto Seguro viajando na maionese nas fotos do sítio www.eunanoticias.com.br.

Vai ter imaginação assim lá longe.

Nada disso ai não passa da minha imaginação.

Acho que eu seria um bom contador de caso se fosse uma pessoa séria.


VAI TODO MUNDO PRÁ P....!


Por fim e para terminar, afinal tô com muito sonuuuuuuuuuuuuuuuuuu...

Eu trabalhei o dia todo.

Trabalho até no último dia de pagar o Imposto Renda, pois como todo bom brasileiro tenho que sustentar muita gente atoa.

Não sei ainda onde esta o Lucas.

Mas meu pervertido amigo Lucas. Onde quer que você esteja, fique bem esperto.

Observe o cartaz. Lá diz:

PREVINA-SE

Aliás obervando bem...

A senhora da foto não é uma das que pediu a para "caçar" o seu mandato?

Hoje ela deve estar comemorando pela felicidade estampada.

Se isso te consola...

Continuarei andando em sua má companhia...

Principalmente se for lá no norte do Estado.

EUNÁPOLIS FICA NO SUL DA BAHIA. SALVADOR FICA LÁ NO NORTE.

E a polêmica continua.

Além de onde está o Lucas, também a polêmica onde fica Eunápolis dominou a festa.

Espero que nossa novo amigo e aliado tenha conseguido seu intento.

O futuro breve nos dirá.


ONDE ESTÁ O LUCAS?


??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????...

FUI PEGO EM "FRAGANTE"

Essa é a única foto em que apareço.

Se você observar bem, verá que estou ali a esquerda (ou a direta ? Caramba! Errando isso? Nossa! Tô mesmo confuso!) do lado do rapaz que esta segurando a bandeira vermelha.

Uma foto minha infeliz. Confesso que realmente eu andava em má companhia do povo do PT como se comentava lá em Salvador.
Pois a foto é clara! Estou sem argumentos.
Fui pego de calça curta acabando de trair meu partido ao entregar o ouro ao PT.

Hoje tive um dia ruim. Me ferrei.

Tudo bem. Eu confesso...


ONDE FICA EUNÁPOLIS?

Enquanto isso nosso incansável e meu novo amigo aliado, o nosso prefeito Robério tenta a todo custo mostra no mapa (boa idéia essa da produção do prefeito de levar o mapa da Bahia) onde fica Eunápolis.

Mas pelas fotos há divergências.

POR QUÊ?


E enquanto a festa rola os fatos acontecem.

E eu me perguntado ao ver as fotos do sítio Eunanotícias o que acontece nos dialógos.

As fotos podiam ter voz. Concordam comigo?

Imagina uma assim:

- Rapaz, não deu certo. O plano falhou. Não poderei mais ser candidato.

-Por quê?

ONDE ESTA EUNÁPOLIS?


Pelas fotos do sítio Eunanoticias da recepção ao governador observo e imagino nosso prefeito mostrando ao meu novo amigo aliado Wilson Brito, do PP e ex PFL, que tem cargo de confiança neste governo, que as más línguas dizem (não acredito) que apoia seu tio a deputado que é do PMDB que apoia Geddel para governador, onde fica nossa Eunápolis para ver se rola uma obra ai...