quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

FELIZ 2009


A minha família e a todos amigos e amigas. Desejo tudo de melhor neste ano que se inicia. O texto abaixo, quero dividi-lo com vocês.

Um abraço TENHA UM 2009 DE FÉ E PERSERVERANÇA:


Meu Deus… Ajuda-me a dizer a palavra da verdade na cara dos fortes, e a não mentir para obter o aplauso dos débeis.

Se me dás dinheiro, não tomes a minha felicidade, e se me dás forças, não tires o meu raciocínio. Se me dás humildade, não tires a minha dignidade.

Se me dás êxito, não me tires a humildade.

Ajuda-me a conhecer a outra face da realidade, e não me deixes acusar os meus adversários, apodando-os de traidores, porque não partilham o meu critério.

Ensina-me a amar os outros como me amo a mim mesmo, e a julgar-me como o faço com os outros.

Não me deixes embriagar com o êxito, quando o consigo, nem a desesperar, se fracasso.

Sobretudo, faz-me sempre recordar que o fracasso é a prova que antecede o êxito.

Ensina-me que a tolerância é o mais alto grau da força e que o desejo de vingança é a primeira manifestação da debilidade.

Se me despojas do dinheiro, deixa-me a esperança, e se me despojas do êxito, deixa-me a força de vontade para poder vencer o fracasso.

Se me despojas do dom da saúde deixa-me a graça da fé.

Se causar dano a alguém, dá-me a força da desculpa, e se alguém me causa dano, dá-me a força do perdão e da clemência.

Meu Deus... Se me esquecer de Ti, Tu não Te esqueças de mim!

MAHATMA GANDHI (SIC)

domingo, 28 de dezembro de 2008

SINDIMED REALIZOU SEMINÁRIO


Foi realizado no dia 13 de dezembro último em Salvador o Seminário Anual do Sindicato dos Médicos da Bahia (SINDIMED). Objetivo é de analisar as ações do ano que finda e objetivar ações para o próximo ano.
Estiveram presentes dirigentes sindicais da capital e delegados do interior. Com início às 08:00 h, diversos temas foram abordados. Na abertura feito um breve relato das conquistas de 2008 destacamos a compra da casa e o grande sonho da sede própria finalmente alcançada. A consolidação da revista e de diversas conquistas para a categoria médica.
Diversos diretores expuseram a situação de suas pastas passando pela nossa gráfica que serve aos sindicalizados em condições bem mais vantajosas que o mercado, a informatização, situação contábil e a reestruturação que se faz necessário ao SINDIMED em função de sua cada vez mais profissionalização e o aumento cada vez maior de profissionais médicos que procuram aquela casa para se sindicalizar.
Já lá para as tantas fomos ao almoço. O intervalo ainda serviu para discussões amenas sobre tantas coisas do cotidiano.
Novamente em discussão, o tema no qual se tratou da acessória jurídica e contábil que são oferecidos gratuitamente a todos sindicalizados mostrou números importantes e o grande interesse dos colegas pelo serviço. Também a intenção da realização de programar o Seminário Nacional da FENAM do Jurídico na Bahia e o Iº do SINDIMED.
A última pauta que tratava da interiorização e a situação das delegacias do interior foi inflamante. O tema esquentou quando o assunto abordado envolveu o recente fato ocorrido em Eunápolis envolvendo cinco médicos que foram acusados pela promotoria local de homicídio no caso da morte de uma paciente. O caso teve grande repercussão na capital e por toda Bahia. Já era tarde quando se encerrou o seminário, bem além das 16:00 h programada para o final.
Deveremos ter em breve um seminário realizado aqui na região para se abordar questões jurídicas ligadas à prática médica.
Foi muito o resultado final que demonstra um crescimento do SINDIMED e quero aqui aproveitar para parabenizar a toda direção em nome de nosso presidente, Dr. Caíres, que vem desempenhando um grande papel em defesa de nossa profissão na Bahia e no Brasil.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

FELIZ NATAL



Pense em algo bem bacana para acontecer com você em 2009.

Desejo de coração que esteja ai entre os presentes de Papai Noel.

Feliz Natal para você, sua família e seus amigos.

A FORMATURA










A formatura da 1ª Turma de Técnicos em Agricultura Sustentável realizada no dia 11 de dezembro no CEFET foi uma grande vitória destes alunos determinados do Movimento de Luta pela Terra (MLT).
A batalha enfrentada por esses jovens não foi fácil não. Tinha tudo para não dar certo. É realmente incrível como muitos se incomodam quando se tenta ampliar o conhecimento dos que por diversos motivos não conseguem acesso fácil ao aprendizado. Mas por ser justo e verdadeiro Deus também criou seres que pensam justamente o contrário e que apesar das dificuldades se unem e consegue melhorar o mundo.
Parabéns a todos vocês. Já são vencedores. Mas a luta continua por vocês e pelos que virão após vocês. Em especial a formanda Ivanilda Jesus que me deu a honra de ser seu padrinho.
Obrigado pelo convívio, embora que de forma não tão intensa, mas o bastante para aprender a admira-los.
O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) precisa continuar e se ampliar. Quer saber mais sobre o programa?
Acessa ai: http://www.incra.gov.br/

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

BLOG DO EGBERTO


Meu camarada Egberto. Bem vindo!
Rapaz, só hoje consegui acessar seu blog. Um pouco atrasado para seu nascimento. Mas em compensação também fica marcado. Afinal hoje é meu aniversário. Fica então como um presente.
E tirando os parabéns que aceito prontamente, vou logo te avisando que não vamos dar mole para seu Bahia na segundona não, hehehehe...
Já tem acesso do seu blog no meu. Um abraço e vamos nos comunicando.
Maravilha seu blog. Parabéns para você também, viu...
Saudações Socialistas.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

A FORMATURA, O SEMINÁRIO E O LIVRO



Ô semaninha atarefada. O alguém precisa fazer um Projeto de Lei para aumentar o tempo. As vinte quatro horas estão ficando pouco.

Na última quinta-feira estive presente na formatura da 1ª Turma de Técnicos em Agricultura Sustentável lá no CEFET. A turma de alunos do Movimento de Luta pela Terra (MLT) em parceria com o PRONERA dando um passo importante na sua formação. Tive a honra de ser convidado para ser padrinho de uma das alunas. Aprendi a gostar de todos vocês. É isso ai: - Reforma agrária já!

No sábado voei para Salvador para um seminário do Sindicato dos Médicos da Bahia (SINDIMED) do qual sou Delegado aqui no Extremo Sul onde fizemos um balanço das atividades de 2008 e traçamos metas para 2009. Foi muito produtiva a reunião e teremos novidades.

Na viagem a Salvador aproveitei para adquirir a minha edição do livro “POLÍTICA E CORRUPÇÃO NA SAÚDE” do Dr. Eduardo Leite conforme havia dito em postagem anterior aqui no blog. Em pouco tempo avancei livro adentro tal o interesse pela leitura ali contida. Já estou na página 78. Cada folha que viro, acredito mais que a história ali narrada serve em muito para nosso Hospital Regional de Eunápolis (HRE). Pode até ser coincidência. Ou até mesmo que os atores freqüentaram a mesma escola tamanha a semelhança.
Durante minha leitura farei cópia de trechos do livro para aguçar a curiosidade de alguns, intrigar uns poucos e colaborar com preguiçosos da leitura. Para começar este trecho:

“Ao longo dos (...) anos, o hospital transformou-se, com raras e honrosas exceções de algumas gestões, numa instituição usada como moeda política, como cabide de emprego e com evidentes sinais de enriquecimento ilícito de alguns diretores e diretoras que, se dele não se aproveitaram, foram incompetentes, se não omissos e coniventes com descaso do patrimônio público.
Foram anos vergonhosos de péssimas administrações, desvios de medicamentos e equipamentos, além de outros equívocos, como reformas sem planejamentos...”.

Viu só! Volto a afirmar que ele não esta falando de nosso HRE não. Mas que parece. Ah! Parece!

Por hoje é só. Mas volto já, porque tenho um monte de novidades para falar. Vou começar falando da Formatura da turma do MLT com fotos e tudo, do seminário do SINDIMED, outras pitadas do livro e muito mais.

domingo, 7 de dezembro de 2008

“DIREITO NÃO SE REDUZ. SE AMPLIA”

Enquanto 35 mil trabalhadores (mulheres, homens, jovens, idosos), concentravam em Brasília, nesta última quarta-feira para demonstrar união e reivindicações, durante a 5ª Marcha da Classe Trabalhadora, funcionários públicos de Eunápolis repousavam como cordeirinhos ao som da 3ª Sinfonia da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Os lobos maus da administração têm a cara de pau de justificar aos incautos cordeirinhos de terem agora no final de governo seus rendimentos, frutos do trabalho, reduzidos com essa balela.
Aceitar que pessoas mais humildes e necessitadas do ganha pão miserável se calem. Posso até aceitar. Mas intelectuais, doutores e outros metidos a inteligentes não dêem nem um pio. E pior, digam por ai a justificativa sem saber até do que ela se trata. É o fim da picada!
- Ô cordeirinho! A Lei de Responsabilidade Fiscal é mais ou menos aquilo que você faz lá na sua casa. Você só deve gastar aquilo que você ganha. De preferência gastar menos. Bem resumidinho, é isso. Agora deu para entender, né!
Ora, se o planejamento da prefeitura esta estourado e as contas não fecham é porque faltou (e falta) planejamento. Alguém gastou mais do que recebeu. Gastou como? Isso ninguém te explica, né!
Eu também não sei. Pode ter sido contratando gente demais. Aqueles apadrinhados de políticos que vira e mexe chega ai para trabalhar com você no seu setor que nem tem mais uma cadeira para sentar. Pode ser algo sobrenatural nas contas. Coisas de FANTASMAS. Quem sabe coisas mal planejadas que vão embora pelos ralos ou bueiros da cidade. E que muitas vezes tem que ser feitas novamente. Quer ver uma? Tem aquelas consultas médicas que são só embromação porque você não consegue fazer os exames ou demoram tanto para fazer que quando chega lá para mostrar o resultado, das duas uma, ou o doutor já é outro e não sabe nada de você ou você agora demorou tanto tempo para conseguir agora marcar a consulta que seus resultados já estão vencidos. Ta vendo um belo exemplo de dinheiro mal gasto?

Pode ser um pouco de cada coisa e mais algumas.
Roubo? Ah! Roubo não. Eu não acredito em roubo de dinheiro público. Isto para mim, é uma fábula!
Entendeu agora cordeirinho? As contas não fecham. Se forem entregues assim lá para quem vai conferir não serão aprovadas. Alguém vai ter devolver. Alguém vai ficar sem poder disputar eleições e ficarem longe do poder, do dimdim, essas coisas.
Por isso o lobo mal chega para você com aqueles olhinhos tão grandes, boquinha enorme, uma cara limpinha cheia de óleo de peroba e diz que tem que ser assim. Ou que pode ser pior. Você pode até ter que devolver o que recebeu. Hahahaha... Essa foi demais... Quando me contaram, não me contive, hahahahaha...
Você é que paga a conta. E o pior é que você gosta. Gosta sim. Porque vai dormir quietinho e sonha com o “Pedrão” que já vem vindo...

Amanhã, antes de dormir, te conto outra estória...