O papel de um vereador é de fiscalizar. A cada dia esta realidade vem sendo levada ao conhecimento da população. A imprensa tem tido grande importância neste aspecto.
Ainda estamos muito aquém daquilo que acreditamos ser o ideal. Alguns poucos vereadores cumprem com o seu dever e quase sempre não são bem compreendidos pela população pouco informada.
Mas o povo hoje já tem muito mais entendimento disto do que anos atrás. E na medida em que a cidade cresce, o jornal, o rádio e a televisão esclarecem, todos passam a saber, que não cabe ao vereador ficar “doando” cesta básica, ficar fazendo papel de motorista de ambulância levando e trazendo pacientes para hospitais, pagando remédios, marcando pela porta dos fundos consultas e exames para seus apadrinhados, e no fim, comprando também o caixão do defunto só para poder ir ao velório chorar lágrimas de crocodilo.
Quando a maior parcela da população souber disto, ai sim veremos muitas coisas mudando nas cidades, mudando na política.
Será quando os vereadores irão elaborar projetos que visem trazer bem estar a população procurando gerar empregos. Questionar e procurar saber por que ocorre a dificuldade de se marcar uma consulta pensando na coletividade e não no seu “curral” eleitoral.
Dará bom exemplo entrado no final da fila quando quiser usufruir de um serviço coletivo para que todos vejam como se deve comportar uma pessoa educada e de bem. Mostrar que não é vereador de jeitinho. Que não é mais esperto que ninguém.
Que um bom projeto para a criação de uma funerária municipal levará um pouco de paz aos que sofrem pela perda de um ente querido. De que ele não precisa mendigar. De se humilhar em hora tão sofrida.
Por outro lado, aquele eleitor tão vigarista quanto o político aproveitador, irá entender que sua ação de predador indireto do bem público é responsável pela manutenção desses que dilapidam o dinheiro do povo. Que ele talvez seja ainda mais responsável, mais culpado por toda essa nojeira da política brasileira.
É preciso mostrar a população que devemos acabar com os “favores” políticos. Que os vereadores são nossos representantes eleitos para fazerem seu verdadeiro papel. Que eles são pagos com nosso dinheiro. Com dinheiro de nossos suados impostos.
A partir de agora vou postar os “DIREITOS DOS USUÁRIOS DA SAÚDE”, dos usuários do SUS.
É preciso difundir esses direitos. É preciso acabar com essa impressão de para chegar a um posto de saúde, de ir ao hospital, ter um medicamento, marcar uma cirurgia é preciso ser amigo de um político ou de alguém influente, de ter um padrinho.
É preciso espalhar a verdade. E a verdade é uma só. Isto é um direito nosso. Nada é de graça. Volto a repetir. Você já pagou antecipado pelo serviço. Pagou com seus impostos. Já esta tudo pago.
Exija o serviço. Exija respeito.
E se não te atenderem. Se te ignorarem. Ministério Público neles.
Para começar vamos mostrar os princípios do SUS. Depois falaremos de cada um deles.
PRINCÍPIOS
1. Todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos
sistemas de saúde.
2. Todo cidadão tem direito a tratamento adequado e efetivo para seu
problema.
3. Todo cidadão tem direito ao atendimento humanizado, acolhedor
e livre de qualquer discriminação.
4. Todo cidadão tem direito a atendimento que respeite a sua pessoa,
seus valores e seus direitos.
5. Todo cidadão também tem responsabilidades para que seu
tratamento aconteça da forma adequada.
6. Todo cidadão tem direito ao comprometimento dos gestores da saúde para que os princípios anteriores sejam cumprido
Muito bom este post. Temos que lembrar o papel de cada um na sociedade, ainda mais quando se trata de saúde.
ResponderExcluirAssim como é impossível entender um Conselho de Saúde sem médicos...
Veja a matéria no portal da FENAM http://portal.fenam2.org.br/portal/showData/386034