sábado, 28 de fevereiro de 2009

A CRISE E A CORRUPÇÃO.

Feliz Ano Novo a todos!

Que em 2009 meu presente de Natal seja o combate a corrupção. Finalmente começou a ano.

Quase todos os setores estão reclamado da crise. Fico pensando de que forma a crise poderia afetar a corrupção no setor público por exemplo.

A crise afetaria o lucro dos corruptos fazendo com que seus ganhos diminuam sensivelmente e os levem a correr o risco de perderem sua qualidade de vida. Seu status social.


Colocam suas mentes a pensar de que forma possam manter seus lucros e se cercam de mentes do mau, alguns incompetentes, uns poucos ingênuos e até alguns bons intencionados ingênuos. Esta pronto o caldeirão das soluções mágicas.

Como o objetivo final é o lucro a qualquer custo, a primeira sugestão é:

“- Cortar custos. Não importa a questão social envolvida por trás do problema. Cortar custos. Diminuir salários, substituir o bom pelo de qualidade duvidosa, demitir”.

Essa é a ordem de comando. Raciocínio lógico semelhante ao de empresários de curta visão cuja primeira e grande economia é cortar o cafezinho.

Piora-se a qualidade da merenda escolar, deixam faltar itens básicos em serviços essenciais tipo lençóis em hospital, se recusa a ter participação na segurança entre tantos outros.

Como sou médico, não poderia de deixar de dar exemplo na área. Um deles, por exemplo, é quando se demitem a equipe de trabalho como atendentes, técnicos, auxiliares e repassam suas funções para outros. Tipo querer que o médico além de seu trabalho já sobrecarregado ainda tenha que preencher relatórios de ordem administrativa tipo o “Boletim de Produtividade Ambulatorial (BPA)”.

A mesma coisa quando se quer falar com o gerente de um banco e ele não pode lhe atender porque esta ocupado com tarefas que deveriam ser do supervisor que foi mandado embora, como bem observou Luciano Pires em um de seus artigos.

Ou quem sabe como aconteceu aqui no SAMU de Eunápolis quando foram demitidos funcionários da limpeza noturna e repassado a função para nada mais nada menos que os enfermeiros do serviço. Isso mesmo. O enfermeiro formado limpando a ambulância após uma ocorrência.

Brilhantes idéias desse tipo colocadas em práticas por pessoas com maus propósitos, pessoas incompetentes, pessoas ingênuas e bem intencionadas e que quando aceitas aqui em baixo por pessoas de bem, pessoas ingênuas, pessoas bem intencionadas e alguns tantos incompetentes é que fazem o lucro se manter lá em cima.

Ah! Aqui em baixo, pessoas mal intencionadas também aceitam o jogo. Tem sempre alguém das trevas entre os bons.


3 comentários:

  1. A corrupção, a fome pelo poder, essa para equilibrar complexos e outras frustrações, são os grandes males da nossa sociedade.Razão pela qual não devemos nos conformar e mais ainda, silenciarmos.

    ResponderExcluir
  2. Sou classe média.
    Papagaio de todo telejornal
    Eu acredito
    Na imparcialidade da revista semanal

    Sou classe média,
    compro roupa e gasolina no cartão
    Odeio “coletivos” e
    vou de carro que comprei a prestação

    Só pago impostos,
    Estou sempre no limite do meu cheque especial
    Eu viajo pouco, no máximo um
    Pacote CVC tri-anual

    Mas eu “tô nem aí”
    Se o traficante é quem manda na favela
    Eu não “tô nem aqui”
    Se morre gente ou tem enchente em Itaquera
    Eu quero é que se exploda a periferia toda

    Mas fico indignado com o Estado
    Quando sou incomodado
    Pelo pedinte esfomeado
    Que me estende a mão

    O pára-brisa ensaboado
    É camelô, biju com bala
    E as peripécias do artista
    Malabarista do farol

    Mas se o assalto é em “Moema”
    O assassinato é no “Jardins”
    E a filha do executivo
    É estuprada até o fim

    Aí a mídia manifesta
    A sua opinião regressa
    De implantar pena de morte
    Ou reduzir a idade penal

    E eu que sou bem informado
    Concordo e faço passeata
    Enquanto aumento a audiência
    E a tiragem do jornal

    Porque eu não “tô nem aí”
    Se o traficante é quem manda na favela
    Eu não “tô nem aqui”
    Se morre gente ou tem enchente em Itaquera
    Eu quero é que se exploda a periferia toda

    Toda tragédia só me importa
    Quando bate em minha porta
    Porque é mais fácil condenar
    Quem já cumpre pena de vida.

    Sou classe média!!!

    ESTA É A MÚSICA DO MAX GONZAGA. CABE DIREITINHO PRA NÓS.

    ResponderExcluir
  3. AH DR...
    MAS O PREFEITO DISSE NUM DISCURSO QEU "O SAMU DE EUNÁPOLIS É O MELHOR DO BRASIL."RSSS DEVE SER POR QUE ADOTAM ESTAS PRÁTICAS DESCRITAS PELO SR. E TALVês POR ISSO O NÃO SE PREUCUPAM COM A SAÚDE DE EUNÁPOLIS QUE AGONIZA NA UTI.

    ResponderExcluir