sábado, 17 de janeiro de 2009

A SAÚDE PÚBLICA DEU NO BLOG (1ª PARTE)




Li no blog de Paulo Henrique (http://www.papocompaulo.blogspot.com) a postagem de segunda-feira, 29 de dezembro de 2008, no apagar das luzes do último ano a resposta de um “emeio” dando esclarecimentos sobre o serviço de saúde pública eunapolitana.
O blogueiro quer saber
“Quem paga a conta?”. Trata-se do fechamento da rede pública de saúde no final de ano. Já uma rotina na cidade que sobrecarrega ainda mais o hospital. Quem responde o “emeio” é o Prefeito Robério Oliveira.
Será? Ao ler a resposta imediatamente vejo sentando em frente de um computador um daqueles marqueteiros que vivem de mascarar a verdade. Dá um polimento. Não acho que o prefeito que conhece tão bem a cidade ia querer desviar o foco da pergunta chamando o problema para o de atendimento sobrecarregado no hospital e culpando os municípios vizinhos. Maneira prática para empurrar com a barriga, de desviar a atenção do leitor da pergunta principal para fora da cidade. Ele sabe ou deveria saber, que até pouco tempo até partos eram enviados de praticamente todos os municípios vizinhos para serem feitos aqui. Imagina as outras urgências e emergências. Que existem convênios para isso. Não é pura perca de dinheiro não. Se há é porque tem gente errada no lugar.
Realmente nossos médicos salvavam muitas vidas como aliás permaneceram fazendo esse tempo todo. O que mudou foi que as cidades vizinhas cresceram, avançaram na sua saúde, uns mais outros menos, mais avançaram e nós por conta de omissos ou incompetentes além de não avançarmos a contento ainda perdemos o que já havíamos conquistados. A verdade esta ai. A "olhos nu". Não precisamos ficar relembrando. Todos estão fartos de saber.
Já sobre a pergunta principal, os postos fechados no final de ano, se perde mais uma vez a oportunidade de corrigir um vício que vem de outros governos e se perpetua por três anos no atual que prejudica toda população que usa o serviço público. Mas como objetivo não era dar férias merecidas aos funcionários e sim fazer economia para deixar o caixa em dia ainda não foi desta vez que se corrigiu. Quem sabe no próximo ano que a Lei de Responsabilidade Fiscal adormece.
Viu só? O prefeito não escreveu isto.
Para terminar uma perguntinha:
“- Qual a diferença de receber um período de folgas merecidas para férias coletivas?”
O povo da saúde quer saber? Alguém pode me dizer?
É cada uma...

Nenhum comentário:

Postar um comentário