segunda-feira, 30 de agosto de 2010

JÁ ESTOU EM EUNÁPOLIS

Pronto!

Retornando de Salvador onde estive neste final de semana para a posse da nova diretoria do Sindicato dos Médicos da Bahia.

Após a eleição ocorrida em junho deste ano, a nova diretoria do Sindimed tomará posse no próximo dia 28 de agosto. A cerimônia será realizada no Bahia Café Aflitos, às 20h e contará com a participação musical da Banda Negra Cor. Eleita com 94% dos votos, a nova diretoria ficará à frente do sindicato durante o quadriênio de 2010 a 2014. (Fonte: Sítio do SINDIMED)

Mais informações sobre a posse e a nova diretoria em breve.

* Retornando as atividades.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

REFORMA AGRÁRIA

Parte da entrevista com João Pedro Stedile que gostei.

Viomundo – Muita gente defende realmente a reforma agrária, mas discorda de ocupações que consideram violentas. O senhor concorda com esse tipo de ocupação? O que diria as essas pessoas?

João Pedro Stedile – O MST já usou todas as formas de luta possíveis e legítimas na luta pela democratização da terra: abaixo-assinados, 800 mil se cadastraram nos Correios (nos tempos do FHC), marchas de mais de 1.500 quilômetros, manifestações de rua e também ocupações de terras. Se houvesse vontade política e força social suficiente, não precisaríamos fazer ocupações de terra. Isso representa um enorme sacrifício para as famílias. As famílias não fazem ocupações porque gostam. A história de dominação do latifúndio é que fez com que as ocupações se transformassem na principal forma de luta dos camponeses.
As pessoas que criticam as ocupações de terra deveriam saber que todos os assentamentos que existem foram frutos de ocupações e pressão de acampamentos. Ao mesmo tempo, deveriam saber também que a maioria dos grandes proprietários não obteve suas terras por meio do trabalho, mas se apropriou ilegalmente de terras publicas por meio da apropriação indébita. O que as pessoas dizem quando o banqueiro Daniel Dantas usa recursos de origem desconhecida para compra 56 fazendas com mais de 400 mil hectares no sul do Pará? Algumas delas são griladas de terras públicas e portanto nem sequer escritura têm.

Viomundo – E a ocupação da Cutrale?

João Pedro Stedile – Todo mundo criticou a nossa ocupação na Cutrale, porque os companheiros numa atitude desesperada derrubaram pés de laranja. No entanto, não ouvimos críticas na mesma altura pelo fato de a Cutrale se apropriar de mais de 5 mil hectares de terras públicas, registradas como propriedade da União, e que o Incra move um processo para despejá-la. Os trabalhadores são condenados por destruir menos de um hectare de pés de laranjas, mas a Cutrale pode grilar terras, criar um cartel no setor do suco e, com isso, nos últimos dez anos, segundo o IBGE, levar à falência mais de 20 mil pequenos e médios citricultores, que foram obrigados a destruir mais de 200 mil hectares de laranja no estado de São Paulo !!!

Viomundo – O MST não receia perder o apoio de parte da sociedade em função das ocupações de terra?

João Pedro Stedile – É possível que determinados momentos setores da sociedade se deixem influenciar pela campanha sistemática da imprensa. Mas quando isso não tem base real e verdadeira, as pessoas se dão conta de que há manipulação. A mídia burguesa já fez muita campanha contra o Lula, mas a população continua dando apoio ao seu governo.
Na base social, entre os pobres, entre os trabalhadores, o MST continua tendo muito apoio. Eu diria até que o MST nunca teve tanto apoio entre os setores organizados e conscientes da nossa sociedade. Esses setores se deram conta que as elites não querem abrir mão da concentração da propriedade e, por isso, nos atacam com tanta veemência.
Se fosse pela vontade das elites, nós e os demais movimentos sociais já tinham desaparecido. Estão nos perseguindo no Congresso Nacional: em oito anos, criaram três CPIs contra o MST. Não há registros na história do Brasil de perseguição desse tipo contra nenhum movimento social ou partido político. No entanto, continuamos firmes, porque a causa da reforma agrária é justa e necessária para o país.
No fundo, todo mundo é a favor da reforma agrária e contra o latifúndio. Chegará o dia em que a verdade será maior do que a manipulação.

Viomundo – Mas o apoio da sociedade civil à reforma agrária é importante, concorda?

João Pedro Stedile – Com certeza. Infelizmente, vivemos um momento de refluxo do movimento de massas em geral. E isso diminui a força daqueles que defendem mudanças no campo e nas cidades.
Veja a dificuldade para aprovar a lei que reduz 44 para 40 horas a jornada de trabalho, já em vigor em todo o mundo industrializado. Veja a dificuldade para aprovar o projeto de lei que determina a desapropiaçao de fazendas com trabalho escravo. Veja a greve dos professores do Estado de São Paulo. A sociedade não fez ainda ações concretas para apoiar demandas tão justas. As organizações populares e progressistas não têm tido força para fazer as mudanças. Pelas mãos do agronegócio, o Brasil se transformou no maior consumidor mundial de venenos agrícolas (são 720 milhões de litros por safra, que agridem o meio ambiente, destroem o solo, as águas e vão para seu estômago dentro dos alimentos) e a sociedade não reage! Mas isso é temporário. Outro ciclo virá com o reascenso dos movimentos de massas e de maior mobilização das forças populares. Aí, teremos as mudanças necessárias, como a reforma agrária. Não se pode pensar em reforma agrária separada das demais mudanças que a sociedade brasileira precisa.

Quer ler na integra?

Acessa:

http://www.viomundo.com.br/entrevistas/stedile-a-midia-e-as-elites-criticam-as-nossas-ocupacoes-mas-faz-vista-grossa-as-terras-griladas-pela-cutrale-e-por-daniel-dantas.html

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

MELHORANDO A LINGUAGEM

Fato para ser comemorado.

Normalmente na TV e em jogos de futebol então...

Nossa língua é ferida e muita vezes de forma cruel.

Mas para minha minha felicidade no último jogo entre Vitória e Santos o locutor da Globo ao comentar dizia para a felicidade geral da nação "EM NÍVEL" ao invés de "AO NÍVEL" quando queria usar comparação.

E o fez mais de uma vez. Talvez feliz por ter aprendido certo.

É comum nessas páginas amadoras cometermos erros de digitação.

Mas instrumentos de massa cometendo erros crassos. Aff!

Parabéns ao locutor que foi ler um livro.

domingo, 8 de agosto de 2010

AS MULHERES ESTÃO FICANDO MACHAS?



Ontem ouvi de uma mulher interessante pela sua inteligência que a lei que dá as gestantes mais dias junto de suas proles é uma lei machista e que só pode "ter sido criada por um homem para as excluir do mercado de trabalho".

Hoje abro o sítio do Quiprocó e lá leio:

- "Quem inventou o casamento era um torturador astuto. É uma instituição destinada a embotar os sentimentos".

Oxi...

Por quê sempre no gênero masculino?

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

EM QUEM EU VOU VOTAR NESTA ELEIÇÃO?

Muitos amigos(as) e colegas próximos tem me questionado sobre em quem vou acompanhar nesta eleição.

Ando me esquivando.

Mas em breve. Muito breve, estarei manifestando minha preferência.

Deixa só eu terminar a minha introspecção.

Só um minutinho...