segunda-feira, 1 de novembro de 2010

BEM-VINDA PRESIDENTE


SEJA BEM-VINDA!

Segunda-feira, Novembro 23, 2009

Bem vinda, bem-vinda ou benvinda ?

Não foi a primeira vez que meu gesto de acolhida recolheu-se ante a dúvida gramatical. Bem-vinda, bem vinda ou benvinda? Anteriormente, a fim de preservar o gesto e proteger a gramática, usei o velho truque dos ciosos com a última flor do Lácio: mudo a palavra, altero a frase, corro para o terreno seguro das certezas gramaticais.

Isso foi antes do maior milagre da civilização após o fogo e o Semorim - o salvador, o magnífico, o onisciente, o indispensável Google!Reproduzo abaixo a pergunta e a resposta encontradas numa enquete feita pelo Yahoo:

Como fica a expressão bem-vindo na reforma ortográfica?A melhor resposta foi a de Mario: "A regra geral diz que compostos cujo primeiro elemento seja bem e cujo segundo elemento inicie por vogal ou h são escritos com hífen, como bem-apanhado e bem-humorado.

Caso o segundo elemento inicie por consoante, pode-se aglutinar ou escrever com a grafia antiga.

Portanto você pode escrever bem-vindo ou benvindo. Contudo, já que se pode optar, é recomendável que se escrevam aglutinados somente os exemplos citados no acordo (benfazer, benquerer, benquerido) e seus derivados (benfeito, benquerença, etc...), e manter o restante com a grafia antiga, sendo preferível a forma bem-vindo.

"Já benvinda não registra concordância geral. Alguns aceitam a forma benvindo ou benvinda e outros só aceitam quando de trata de nome próprio como na música Benvinda de Chico Buarque.

Independente de regras e formas de uso, que seja soberano o abraço e o sorriso!

Bem-vinda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário