segunda-feira, 22 de março de 2010

ASSEMBLÉIA SESAB = DOUTOR, O REMÉDIO É LUTAR

ASSEMBLEIA SESAB
Dia 25/03 - 19h


Auditório do Sindimed


Estamos num ano eleitoral. O assunto que está na cabeça de todo mundo e na categoria médica não é diferente. Muitas são as expectativas, grandes os dilemas, além de algumas conquistas e, porque não dizer, também frustrações. Em 2009 o acordo do PCCV e a realização do concurso público para médicos da Sesab, com significativa mobilização marcaram as relações entre o Sindimed e o Governo do Estado. A GID (Gratificação de Incentivo ao Desempenho) para ser efetivada foi necessário recorrer a uma ação na Justiça. O enquadramento, que é a mudança de nível, até agora não saiu, mesmo estando o prazo estabelecido para outubro passado. Os médicos municipalizados e aposentados ainda aguardam uma decisão do governo para serem contemplados.

O concurso público foi e será sempre uma bandeira do Sindicato. Foram 17 anos sem concurso para médico na assistência. O dia 25 de março de 2009 é uma data a ser lembrada, pois mais de 3 mil médicos dos cerca de 15 mil em atividade na Bahia, compareceram aos locais de prova com grande entusiasmo. Mas, lamentavelmente, atendendo a uma provocação do Ministério Público Estadual, a Justiça suspendeu a nomeação dos 609 médicos e médicas convocados.

Como para todos os males há sempre um remédio, o nosso, sem sombra de dúvida, é LUTAR. A começar pela atualização do valor da GID, que como disse o próprio secretário Sola em uma assembleia no Sindimed, “as nossas unidades, já trabalham com um desempenho da ordem de 300%.” Esta declaração comprova o quanto de trabalho temos dispendido para assistir os nossos pacientes, e para isto esperamos que seja cumprido o que consta no acordo. O enquandramento, como é justo, quando se faz a revisão de um plano, tem que levar em conta que aqueles já do quadro, não podem ficar no mesmo nível de quem inicia uma carreira. Aos municipalizados, que se crie condições para o retorno à rede própriaou incremente os direitos nos contracheques mediante negociação na Bipartite. Aos aposentados, esperamos que se cumpra a Constituição.

Para este ano esperamos novos compromissos, como a negociação do piso da Fenam em tramitação no Congresso Nacional e que no nosso estado, possamos garantir
esta mesma base. Que a GID seja incorporada ao salário. E que os concursados, sejam efetivados, convocando todos os aprovados e que sejam criados cargos para absorver os demais classificados, bem como já preparado o novo concurso para 2011.

Como não existe conquista sem mobilização, e as nossas necessidades são muitas, desde a consolidação do SUS, com um adequado financiamento, melhorias nas condições de trabalho e assistência à população tanto no setor público quanto no privado, onde a CBHPM (Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos) é uma bandeira.

José Caires
Presidente do Sindimed

Nenhum comentário:

Postar um comentário