sábado, 17 de outubro de 2009

CONSULTAS MÉDICAS NÃO PODERÃO SER FEITAS COM MENOS DE 15 MINUTOS NO ESPÍRITO SANTO (ALÔ CREMEB...)


Sempre achei uma falta de respeito tremenda quando assisto um colega médico atender alguém no SUS sem pegar nas mãos, olhar nos olhos, considerar o ser humano que esta na sua frente solicitando seu auxílio, sua ajuda.

No seu corre corre diário pela sua sobrevivência no "sistema" que a cada dia o faz trabalhar mais e ganhar menos (EFEITO PROFESSORES, que sempre falo a respeito), esqueçe o profissional que aquela criatura ali na frente muitas vezes a dias atrás saiu de sua casa de madrugada enfrentando toda sorte de azares para ficar na fila de um "sistema" ingrato pelo qual já pagou (atenção: NÃO É DE GRAÇA NÃO) antes e depois de muita humilhação conseguiu marcar para um dia desses ai da frente uma consulta com o doutor.

Chegou o grande dia e após ficar um longo tempo na fila, vê agora a oportunidade de conversar com o doutor.

Mas o doutor atarefado que esta, pois sabe que existe uma fila imensa de necessitados de "conversar" com ele mal tem tempo para fazer seu trabalho com dignidade.

Essa nova regra que passa a valer no Espito Santo (amém) não irá resolver o problema.

Mas acho que vai dar agora nesses quinze minutos para ao menos o doutor olhar para o rosto do paciente ao lhe apertar a mão e dizer olhando nos seus olhos com carinho:

"Bom dia! Boa tarde! Boa noite! Qual a razão de sua vinda?"

Os quinze minutos já melhora muito.

O restante agora será questão de educação.

Isso não se resolve em quinze minutos.

Mas aqui na Bahia a consulta ainda será rapidinha.

Pelo menos nisso não somos preguiçosos.

Para reflexão colegas!


Médicos aprovam a nova regra do CRM , que prevê o tempo mínimo de 15 minutos para consultas em pronto-socorros. Para o Presidente do Sindicato dos Médicos do Espírito Santo, Otto Baptista, a resolução servirá para que os pacientes tenham um atendimento digno. Agora é importante saber se isso vai funcionar na prática, pois é muito difícil ter um controle dessa situação.


Os médicos de pronto-socorros do Estado não poderão mais fazer consultas em menos de 15 minutos. A regra faz parte de uma solução do Conselho Reginal de Medicina que vai entrar em vigor até o final deste mês. A norma é valida para hospitais públicos e particulares, e pretende diminuir a sobrecarga de trabalho dos médicos e melhorar a qualidade de atendimento ao paciente. Segundo o Presidente interino do CEM, Oswaldo Pavan, em alguns pronto-atendimentos, há médicos que atendem 90 pacientes em 12 horas. O Sindicato dos Médicos concorda com a regra a ser instituída pelo CRM, e segundo o diretor do departamento jurídico do sindicato, Gustavo Picallo a orientação é extremamente positiva, porque em alguns serviços de emergência a demanda é acima da média da estrutura de atendimento.













Um comentário:

  1. parece legal... parece.
    Porque se calcularmos, 15 minutos x 16 pacientes dá 4 horas. Para o médico é uma maravilha. Para o paciente eu não sei mesmo: porque aí, se não contratarem mais médicos, o paciente vai ter que enfrentar dias e dias de filas pelas madrugadas a fora... vai ser mais difícil pegar na mão do "dotô".
    Acho que em PA e PSF a regra é super válida. Mas em pronto-socorro, isso é maluquice... não podemos ser forçados a ficar 15 minutos com um paciente (que na maioria das vezes não tem nada), sendo que a emergência bate a porta todo o tempo... ficarmos presos dentro de salas cumprindo horário, com o pau comendo lá fora é sacanagem com os que estão doentes de verdade... mas pra mim tá ótimo... se for assim, eu atenderia no máximo 48 em 12 horas... tá ótimo, pra mim! Pro resto, vamos perguntar para as "ôtoridadis".

    ResponderExcluir