quinta-feira, 4 de junho de 2009
SINDIMED CONTINUA NA LUTA PELA VALORIZAÇÃO DO TRABALHO MÉDICO
O Contexto atual é de mudanças na política de saúde na Bahia. O processo de construção de modificações necessárias e esperadas esbarra em dificuldades que observamos na jornada diária de trabalho. Convivemos ainda com situações conflitantes, determinadas por anos de descaso. Lutamos pela adoção de medidas que favoreçam uma assistência adequada à população e condições dignas de trabalho para os médicos e demais trabalhadores da saúde. Dizemos não ao trabalho penoso.
O Sindimed vem analisando a situação da saúde no Estado, o atendimento prestado à população e as condições oferecidas nos postos de trabalho. Tivemos ocasião de apresentar nossas reivindicações ao Secretário de Saúde em audiências e em assembléias na sede do nosso Sindicato. Participamos da mesa de negociação na construção do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos, sua discussão e apresentação de emendas na Assembléia Legislativa, durante a convocação extraordinária e a consequente aprovação, em 28 de janeiro. Participamos com destaque e nos pronunciamos na sessão em que o governador Jaques Wagner sancionou a lei, quando reafirmamos a disposição de lutar para ampliar as conquistas dos trabalhadores.
Buscamos a parceria com o Sindsaúde compreendendo a necessidade de ampliação dos esforços ao lado dos demais trabalhadores da saúde no Estado. Compreendemos que a luta avança de acordo com a nossa mobilização.Reivindicação antiga do Sindimed, finalmente o ingresso no serviço público volta a se dar, este ano, através de concurso. Estamos acompanhando a implementação deste processo, entendendo que deve ser assegurada a ampliação de vagas. O Sindimed mantém o propósito de lutar pela aprovação do Salário Mínimo Profissional proposto pela FENAM, no valor de R$7.503,00 para jornada de 20 horas semanais. Lutamos em prol da valorização do trabalho médico e do Sistema Único de Saúde – SUS. E no marco dos 20 anos de criação do SUS – a partir da promulgação da Constituição de 1988 e da subseqüente regulamentação que se estendeu até 1990 -, o Sindimed traz nesta edição de sua revista um enfoque especial sobre essa conquista social e civilizatória que é o Sistema Único de Saúde.
José CairesPresidente do Sindimed - BA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário